Prefeitura de Manaus orienta sobre combate às queimadas e reaproveitamento de resíduos

A Prefeitura de Manaus participou, na manhã desta quinta-feira, 27, das atividades em comemoração ao Dia do Agricultor (28/07), levando orientação sobre o combate às queimadas e a importância do trabalho de reaproveitamento de resíduos, com exposição de produtos feitos a partir da reutilização de garrafas pets e outros tipos de materiais.

O evento, realizado no Clube Municipal, contou com a participação de centenas de agricultores da zona rural de Manaus e representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

“A agricultura tem uma parcela fundamental de importância para a economia de um país. Quando a agricultura é forte o país é forte”, lembrou o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo. Ele explicou que a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), disponibiliza oficinas e minicursos voltados ao incentivo ao reaproveitamento de resíduos, compostagem, produção de mudas, entre outros temas de interesse da população rural do município.

O estande da Semmas foi visitado por agricultores e demais participantes do evento ao longo de toda a manhã. A exposição de produtos despertou o interesse para a participação nas oficinas de reaproveitamento. “Muitos dos visitantes acharam interessante como o material, que é considerado lixo por alguns, pode ser reaproveitado, principalmente no caso deles, que acumulam muitas garrafas pets, e agora têm uma ideia de como podem reutilizá-las de forma útil, fazendo móveis como cadeiras e puffs”, afirmou Neuda Lima, conselheira do Idam Manaus.

Os participantes receberam folder com explicações sobre o tempo de decomposição dos resíduos na natureza e ficaram sensibilizados sobre os danos que o descarte desse tipo de material causa ao meio ambiente.

Fotos: Arlesson Sicsú / Semmas

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm5eQeWC

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): (92) 3236-6684