Prefeitura de Manaus e Casa Vhida plantam mudas no Hospital Delphina Aziz

O Programa Arboriza Manaus, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e a Associação de Apoio às Crianças com HIV (Casa Vhida) realizaram neste sábado, 10/6, mais uma ação conjunta de plantio dentro do Projeto Floreando a Vhida.

O projeto tem como finalidade estimular a adesão ao tratamento por parte das crianças e adolescentes atendidos pela entidade, a partir dos cuidados que devem ser tomados com as plantas, e está em seu segundo ano de execução. Desta vez, o plantio aconteceu nos canteiros da entrada do prédio principal do Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, no bairro Santa Etelvina, zona Norte.

Foram plantadas 200 mudas com o apoio dos parceiros e técnicos de Arborização e Paisagismo da Semmas. O diretor Técnico e Operacional do órgão, Lucas Ourique, destacou que a intenção da prefeitura é manter a parceria e intensificar as ações. “É uma grande satisfação podermos atuar juntos com a Casa Vhida porque além de estarmos contribuindo para uma causa humanitária, ganhamos parceiros para o nosso projeto de arborização”, afirmou.

A infectologista do Hospital Delphina, Maila Borba, reconheceu a importância da ação. “Nosso hospital está inserido dentro da cultura de segurança do paciente e humanização do atendimento. Quando conseguimos trazer o paciente para dentro do hospital para uma atividade como essa obtemos uma maior adesão ao tratamento, envolvendo os pacientes dentro do seu autocuidado”, afirmou.

Envolver o paciente de forma lúdica e fazer com que ele se entenda partícipe do processo são efeitos diretos do Floreando a Vhida, segundo a presidente da associação, a médica infectologista Solange Dourado. Para ela, é motivo de alegria poder contar com a participação de um hospital do porte do Delphina Aziz no projeto. “A rede hospitalar está abraçando a causa e ajudando a aperfeiçoar um atendimento às crianças muitas vezes comprometido por conta do preconceito”, afirmou.

De acordo com a média, o projeto é motivo de alegria para as crianças e em dois anos de atividades tem sido possível observar as mudanças de comportamento. “As crianças se tornam mais participativas e sentem que podem fazer parte da comunidade e que o problema que tem não é fator limitante”, observou.

Essa é a quinta ação promovida em conjunto pelo Floreando a Vhida e o Arboriza Manaus. Os plantios anteriores aconteceram na Praça da Associação dos Moradores do Dom Pedro, no Hospital Tropical, no Instituto da Mulher Dona Lindu e na Praça Nossa Senhora de Nazaré.

Texto: Júlio Pedrosa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): (92) 3236-6684