Prefeitura de Manaus avança para segunda fase do Prêmio Qualidade Amazonas

A Prefeitura de Manaus passou para a segunda fase do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA), organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) apresentando suas melhores práticas na área previdenciária. O resultado da primeira fase foi anunciado no final da segunda-feira, 31/07, pela Fieam, e consistiu na entrega do Relatório de Gestão da Manaus Previdência com a descrição das práticas de gestão da autarquia, em busca de melhorias e reconhecimentos dos processos de trabalho.

Avançar para a segunda fase do PQA é um grande passo para o Modelo de Excelência na Gestão Pública (MEGP), que trabalha o desenvolvimento a partir da experiência, do conhecimento adquirido e do referencial cultural brasileiro, reconhecendo as contribuições de paradigmas internacionais de inovação na gestão pública.

“Significa que a Manaus Previdência já vem implementando ações que atendem aos critérios e requisitos requeridos pelo modelo de gestão” diz a responsável pelo Comitê de Gestão, Márcia Assunção. Ela acrescenta que o processo motiva a Previdência Municipal a implementar outras práticas, buscando um nível ainda mais elevado das boas práticas. “O ponto de partida é a premissa de que administração pública tem que ser excelente”, define.

Em 2007, a Previdência Municipal ganhou o troféu Bronze no PQA. Este ano, a autarquia participa na modalidade de Gespública (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 5.378/2005), com base no Instrumento de Avaliação da Gestão Pública – IAGP 250 pontos.  O Gespública estimula e apoia órgãos e entidades na implementação de medidas de fortalecimento em sua gestão interna para oferecer serviços de melhor qualidade aos cidadãos.

A segunda fase do PQA consiste na visita técnica da comissão avaliadora para sanar possíveis dúvidas sobre o relatório e comprovar as práticas de gestão descritas. A avaliação acontecerá entre agosto e setembro, em data a ser definida.

Sobre o PQA

O Programa Qualidade Amazonas é um programa estadual para Qualidade, Produtividade e Competitividade. Há mais de 20 anos vem disseminando métodos e ferramentas de qualidade e modelos sistêmicos de gestão. Visa conscientizar organizações públicas e privadas para a adesão de modelos de excelência em processos de gestão e valorizar os casos de sucesso.

Texto e foto: Kamila Cavalcante/Manaus Previdência

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm5xVcoy