Notícias

Prefeitura dá início as aulas de Capacitação Profissional para Usuários dos CRAS

A Prefeitura de Manaus está levando oportunidade de capacitação profissional para 60 alunos referenciados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Secretaria Municipal da Mulher Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-AM).

 

A solenidade acadêmica foi realizada na manhã deste sábado, 11/3, no Parque Municipal do Idoso, Av. Rio Mar, 1324, bairro Nossa Senhora das Graças, com a presença do secretário da Semmasdh Elias Emanuel e a gerente de divisão de educação profissional do Senac-AM Marcilene Carvalho e alunos.

 

A parceria tem o intuito de capacitar a população de baixa renda referenciada por oito CRAS, oferecendo cursos de qualidade com boas oportunidades no mercado. “Aqui, eu vejo sonhos estampados nos rostos destes alunos, pois estamos construindo cidadania. Hoje, estamos oferecendo cursos para que futuramente eles possam se tornar empreendedores, e conquistem sua independência financeira”, destacou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

 

Segundo a gerente do Senac-AM do bairro da Cidade Nova, Tânia de Melo, a parceria das duas instituições é de grande importância para o público de baixa renda. “A Semmasdh lida diretamente com este público e isso é de grande importância, pois precisamos qualificar essas pessoas, no intuito de inseri-las no mercado de trabalho. Buscamos identificar cursos com rápida geração de renda que são bastante necessitados no mercado”, disse.

 

No total 60 vagas foram ofertadas, para os cursos de manicure e pedicure, cabelereiro assistente, salgadeiro, atendente de lanchonete e informática dos CRAS da Alvorada I e III, Redenção, União, Cachoeirinha, Crespo, Betânia e Japiim.

 

As aulas serão ministradas em três carretas: da beleza e do turismo e hospitalidade, a partir de segunda-feira, 13/3, que estarão situadas no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Parque 10 de Novembro, aquém da carreta de informática, a partir do dia, 20/3, na Lagoa do Japiim, na Av. Gen. Rodrigo Otávio, bairro de mesmo nome da lagoa.

 

Durante a aula magna os alunos também tiveram a oportunidade de conferir a palestra Empreendedorismo e o Mercado de trabalho, ministrada pelo consultor de negócios do Senac-AM, João Paulo Queiroz.

 

Unidades Itinerantes

As Carretas-escolas do Senac são unidades móveis totalmente adaptadas e capazes de atender as demandas dos segmentos de Turismo e Hospitalidade, Beleza e Informática, com equipamentos e infraestrutura necessárias à realização de cursos de educação profissional com o mesmo padrão de qualidade das unidades fixas.

 

O diferencial das Carretas, enquanto recurso de educação itinerante, é que podem atender na capital Manaus, com projetos diferenciados, estimulando as comunidades mais distantes da cidade a participarem das ações de inclusão social.

 

Reportagem: Alexsandro Machado

Fotos: Karla Vieira / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskSkZ2rL

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse