Prefeitura dá início à programação da 3ª Semana Municipal da Pessoa com Síndrome de Down

Repleta de música, dança, arte e com muita sensibilidade, a Prefeitura de Manaus deu início, nesta terça-feira, 21/3, à 3ª Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down. A programação especial foi lançada pelo prefeito em exercício Marcos Rotta, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada no bairro Parque 10, zona Centro-Sul.

“Viemos aqui para dar o pontapé na programação e para, mais uma vez, colocarmos todo o acervo de serviços da prefeitura à disposição das instituições que trabalham em prol dessa causa e que são parceiras do Município durante todo o ano”, destacou Rotta.

Ainda segundo o prefeito, é importante que a população esteja atenta ao tipo de assistência prestada pelas entidades filantrópicas e, sempre que possível, também possa colaborar com as ações. “A sociedade ainda passa por um momento difícil com a crise econômica e as dificuldades financeiras que dela resultam. Por isso, conclamamos os empresários e toda a sociedade para que também abracem essa luta e para que a ajuda possa sempre chegar a quem precisa”, comentou.

Além de receber a garantia do retorno do atendimento especializado do transporte coletivo para pessoas com deficiências, por meio do Transporta, a Apae também recebeu ajuda da prefeitura para realização de diversas atividades lúdicas e de sensibilização sobre a Síndrome de Down.

A Semana Municipal da Pessoa com Síndrome de Down foi instituída pela Lei 2.043, de 7 de outubro de 2015, em lembrança ao Dia Internacional da Síndrome de Down, para divulgar os mecanismos de conscientização e para promover a inclusão das pessoas com tal síndrome.

Centro Dia

Resultado de um conjunto de ações voltadas para a atenção da pessoa com deficiência, que na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto tem sido adotado de maneira integrada por várias secretarias, a prefeitura irá construir, ainda este ano, o primeiro Centro Dia.

“É um local onde a família da pessoa com deficiência poderá deixar o paciente pela manhã, para que ele seja atendido por uma equipe multidisciplinar, buscando-o somente ao final do dia”, explicou o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Elias Emanuel. O Centro Dia será construído na zona Leste de Manaus com orçamento oriundo de um conjunto de emendas parlamentares.

Atualmente, a Semmasdh atende a 75 grupos de convivência de pessoas com deficiência nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), totalizando mais de 3.200 atendimentos ao mês, com o trabalho de fortalecimento de vínculo com a família e reinserção na sociedade.

Programação

Durante toda a terça-feira, 21/3, a prefeitura realizou, em parceria com as instituições, diversas atividades lúdicas com os personagens do Parque Cidade da Criança, além de apresentações artísticas de boi-bumbá e capoeira da Associação Pestalozzi do Amazonas e música sertaneja com o cantor Henderson, da Associação Síndrome de Down de Manaus (Adman).

Na quarta-feira, 22/3, às 8h30, será realizada uma panfletagem de conscientização e sensibilização, na Bola do Conjunto Eldorado, na zona Centro-Sul, e à tarde, a partir das 15h, acontece a palestra “Síndrome de Down – As possibilidades e Limites”, no auditório do Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças.

Já no dia 23/3, as crianças poderão se divertir com os brinquedos e atrações do Parque Cidade da Criança, no Aleixo. Encerrando a programação, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realiza no dia 24, às 14h, uma sessão especial, proposta pelo vereador Gedeão Amorim.

Os eventos são uma realização da Semmasdh em parceria com a Associação dos Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam), Sociedade Pestallozi, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Apoio às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (AAPPNE), Associação Síndrome de Down de Manaus (Adman), Abrigo Moacyr Alves e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

TEXTO: Alita Falcão / Semcom e Assessoria Semmasdh

FOTOS: Alex Pazuello / Semcom