Prefeitura dá início à intervenção viária que mudará trânsito no São Jorge

Os trabalhos para a implantação de uma nova intervenção viária no cruzamento das avenidas São Jorge com a Jacira Reis, no bairro São Jorge, zona Oeste, terão início nesta terça-feira, 10/10, à noite. Esta é a primeira etapa de uma sequência de alterações que irão melhorar a fluidez no trânsito, em um dos principais gargalos do bairro.

Nesta primeira etapa será instalada uma alça na avenida Jacira Reis para facilitar o retorno aos motoristas que estiverem no sentido Darcy Vargas/Coronel Teixeira e queiram retornar em direção à “rotatória das Letras”.

A intervenção é um projeto do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) em parceria com a Unidade Gestora de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM – Energia), Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) e Manaus Ambiental.

Um levantamento executado pelo Manaustrans apontou que no local passam, aproximadamente, 10 mil veículos em horário de pico e a nova intervenção irá reduzir a convergência de rotas de, aproximadamente, mil veículos por hora pico nesse complexo viário.

Conforme o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, esta é a quarta intervenção viária executada neste ano que visa melhorar cada vez mais a fluidez no trânsito. Trabalhos semelhantes ocorreram nas avenidas Desembargador João Machado (antiga estrada dos Franceses); avenida do Turismo, e rua Cacilda Pedrosa, no conjunto Ajuricaba, Planalto, que está em fase de finalização.

“Além destas ações que já estão em andamento iniciamos uma parceria com a Ufam (Universidade Federal do Amazonas), na qual executamos um estudo para implantar uma saída alternativa do campus universitário. A orientação do prefeito Arthur Neto é darmos celeridades a essas ações que possam oferecer cada vez mais qualidade de vida para população. Vamos inclusive aproveitar o ponto facultativo desta semana para agilizarmos as ações nesta alça da Jacira Reis, e esperamos que não ocorram fortes chuvas que possam prejudicar nosso cronograma de serviços”, destacou Rotta.

Próxima etapa

Após a conclusão da alça viária,  os trabalhos seguirão para a avenida São Jorge, próximo ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs).

O diretor presidente do Manaustrans, Franklin Pinto, informou que as próximas etapas incluem a retirada de 600 metros de canteiro central da avenida São Jorge. “Do Cigs até a Jacira Reis, no sentido Centro/bairro, a avenida ficará em mão única. O sentido em direção ao Centro será pelas avenidas Ipase e Compensa”, antecipou.

“As obras serão realizadas no período noturno para não ocasionar impacto ao fluxo de veículos”, ressaltou Franklin.

Texto: Isabella Siqueira/ Seminf e Assessoria do Manaustrans

Foto: Alexandre Fonseca/Seminf