Prefeitura dá início à coleta diferenciada na Feira da Compensa
Cento e setenta permissionários da Feira da Compensa, na zona Oeste, começaram a experimentar, nesta sexta-feira, 31, a nova modalidade de coleta de lixo no local. O modelo diferenciado, baseado na entrada diária e permanência de 20 minutos do carro coletor da Prefeitura em horários definidos, já vem sendo utilizada em mais oito feiras da capital, com resultados positivos para usuários e trabalhadores.
A modalidade diferenciada de coleta foi implantada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) após feirantes pedirem melhorias ao prefeito em exercício Marcos Rotta, que visitou a Feira da Compensa na última quinta-feira, 23/3. Na ocasião, uma reforma estrutural e melhorias no ambiente foram demandadas à Subsecretaria Municipal de Abastecimento, Mercados e Feiras (Subsempab), Comissão Gestora da Feira da Compensa, Semulsp e a empresa responsável pela coleta de resíduos na área.
“A retirada do contêiner de lixo é um ponto positivo para a maioria dos feirantes e não beneficiará apenas a feira, mas também o beco São Pedro, localizado bem ao lado desse local e que vinha sofrendo com os problemas de se ter um ponto de lixo fixo”, lembrou o subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças.
Para viabilizar a implantação da nova modalidade de coleta, a Semulsp realizou ações de conscientização durante a semana, tanto entre os permissionários, quanto nas vielas e becos localizados no entorno da Feira da Compensa. “O importante, antes de qualquer mudança, é a conversa com a população. Essa articulação sempre resulta em novos hábitos e melhorias para a vida de todos”, explicou a coordenadora da equipe de conscientização, Priscila Pontes, que percorreu o local.
Para Carlos Alberto, administrador da Feira da Compensa, a expectativa é de que a nova forma de coleta traga um impacto imediato positivo para o ambiente do local. “Estamos surpresos com a receptividade dos feirantes em relação à retirada do contêiner de lixo. Eles estão satisfeitos com a extinção do foco de sujeira”, avaliou.
Feirante no local há mais de 30 anos, Lorença Batista é uma das mais entusiasmadas com a medida. “Concordo com a retirada do ponto de lixo. As pessoas precisam aprender a cuidar de seu lixo. Não custa nada e o impacto para nossa vida é imediato. Até mesmo na frente da minha casa sou eu que limpo. A responsabilidade é nossa. Valorizo muito essa ação”, comemorou.
As moradoras do Beco São Pedro, localizado na fronteira com a Feira da Compensa, acompanharam e comemoraram a retirada do ponto de lixo fixo. “Muito boa a ação. Há muito tempo esperávamos uma resolução para isso. O lixo derramava aqui no contêiner e o chorume invadia nossas calçadas. Fazemos questão de ajudar a manter esse modelo”, disse Marisa Freitas.
A feirante Francisca Firmo é novata na feira, mas comemora as melhorias. “Estou aqui há duas semanas e é muito bom já chegar em um ambiente melhor. Da minha parte, vou todos os dias até o coletor para deixar meus resíduos. É melhor para nós e para nossos clientes”, pontuou.
Moradores e feirantes que receberam as equipes de conscientização também aproveitaram para conhecer o novo fiscal de ponto da Semulsp que deverá permanecer no local todos os dias, assegurando o bom funcionamento do sistema.
Coleta em feiras
Seguindo um desejo antigo do Prefeito Arthur Virgílio Neto para a cidade, a implantação da coleta diferenciada já funciona em oito áreas. Atualmente, o Mercado Adolpho Lisboa, bairro de Aparecida e as feiras da Panair, Japiinlândia, Nova Cidade, Viver Melhor, Manoa e Grande Vitória utilizam o modelo diferenciado para coletar os seus resíduos.
Os carros coletores passarão na Feira da Compensa e nos becos e vielas que completam o entorno do local, em dois horários: às 12h, saindo às 12h20 e às 18h, saindo às 18h20.
Fotos: Karla Vieira / Semcom
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskWVSLV1
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): (92) 3216-8014
Notícias relacionadas

Limpeza pública reforça operação no primeiro dia do ano

Após a cerimônia de posse, prefeito e vice saem às ruas e dão início a mutirão de limpeza por toda a cidade

Prefeitura intensifica ações de capinação e limpeza de igarapés no período de chuvas

Conscientização e Garis da Alegria levam informações sobre o lixo à população

Prefeitura continua força-tarefa para deixar cidade limpa

Avenida Torquato Tapajós recebe equipe de capinação

Prefeitura mantém serviços de limpeza em vários pontos da cidade, neste sábado

Prefeitura atua na remoção de árvores, após chuva desta terça-feira

Prefeitura apoia produção de sacos reciclados por catadores

Garis da Alegria fazem ação de conscientização em feiras da cidade

Quinze lixeiras viciadas já foram desfeitas esse mês

Prefeitura intensifica limpeza de igarapés ao longo desta semana

Agentes levam mensagens de conscientização a moradores da Compensa 2, Petrópolis e Centro

Mutirão passa por bairros e comunidades rurais

Parque Dez recebe serviços de jardinagem no CSU e Conjunto Castelo Branco

Prefeitura tira 900 toneladas de lixo de igarapés em dois meses

Aparecida recebe conscientização e coleta diferenciada nos becos do bairro

Bairro Raio de Sol recebe mutirão de limpeza

Prefeitura implanta conscientização porta a porta nas comunidades ribeirinhas

Estudantes iniciam implantação da coleta seletiva no Tarumã

Prefeitura intensifica capinação em três zonas da cidade

Garis da Alegria fazem conscientização nas ruas do Centro de Manaus

Prefeitura começa a implantar coleta diferenciada na Feira da Compensa

Prefeitura faz reforço da coleta seletiva na CMM

Mutirão leva limpeza aos bairros Alfredo Nascimento e Jardim Mauá

Prefeitura atua em igarapés das zonas Sul e Centro-Oeste

Equipes da Semulsp atuam em áreas afetadas pela chuva

Geração de biogás no Aterro Municipal é tema de Audiência Pública na CMM

Coleta seletiva passa por 30 pontos nesta segunda-feira

Serviço de capinação percorre seis zonas da cidade