Prefeitura conclui etapa de obra na Henrique Martins

A primeira etapa da recuperação da rede de drenagem profunda na Henrique Martins, no Centro, foi concluída nesta terça-feira, 14. Após a conclusão deste serviço, as ações serão concentradas no pavimento principal, onde será instalada uma manta compactadora para dar mais segurança à adesão do piso principal. Em seguida será recolocada a pavimentação dos pavers de concreto que compõem a finalização do serviço para a liberação da via.

O coordenador dos trabalhos, Efrain Aragão, explicou que a etapa mais difícil foi concluída dentro do prazo previsto. Agora os trabalhos seguem com a conclusão do serviço após a aplicação da manta acrílica. “A parte mais delicada, que era a conclusão da drenagem profunda da galeria dos Ingleses, foi concluída hoje. Agora, vem o serviço que será feito no solo e a posterior liberação da via para o tráfego de pedestres “, destacou.

O trabalho na área é feito de forma contínua para evitar transtorno aos lojistas, clientes e outros trabalhadores da área. No sábado foi finalizada a recuperação das paredes das galerias e no domingo foi feita a recuperação da segunda rede de drenagem existente no local.

No último dia 7, uma árvore tombou na rua Henrique Martins, por conta das fortes chuvas. Com a queda, houve o rompimento de um trecho da histórica rede de drenagem do centro da capital, que remonta a época dos ingleses. De pronto, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) enviou uma equipe ao local para avaliar os danos.

“Vale deixar claro que esse problema não tem ligação com a obra de revitalização que houve na via. São galerias muito antigas e que não suportaram o impacto da queda da árvore. Com o rompimento e a fuga de material, houve o afundamento da pista”, explicou o subsecretário de Serviços Básicos, Antônio Peixoto. Ele disse ainda que o rompimento ocorreu em uma profundidade de quatro metros, o que torna o trabalho mais cauteloso.

Texto: Asscom Seminf

Fotos: Alexandre Fonseca

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskQV882X

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): 923642-3064