Prefeitura certifica 11 alunos da Educação de Jovens e Adultos

Onze alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram certificados, na noite dessa quarta-feira, 5/12, pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). O evento aconteceu na Associação de Moradores do Bairro de Petrópolis (Somap), zona Sul.

Além dos formandos, a cerimônia, organizada também pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi),  contou com a presença dos familiares, amigos e profissionais que participaram do processo de ensino e aprendizagem da turma.

De acordo com a gerente do EJA do Sesi, Patrícia Vieira, a emoção de formar mais uma turma como essa é diferente. “Nós participamos de várias formaturas de EJA, mas todas são distintas. No entanto, o que nos deixa mais feliz, é o fato de sabermos que, mesmo diante de todas as dificuldades que os alunos enfrentaram, ainda assim, eles conseguiram seguir em frente e chegar até aqui. É muito gratificante”, disse ela.

Patrícia reitera que os alunos não tiveram apenas as disciplinas comuns, eles puderam também participar de cursos profissionalizantes realizados em parceria com a Semtepi. “Os alunos dessa turma vão sair à frente dos outros, pois todos participaram de inúmeras capacitações durante o período letivo”.

A aluna mais idosa da turma, Iolanda Devezas, 71, conta que muitas dificuldades quase a fizeram desistir. “Eu estou realizando um sonho hoje. Depois de tanto tempo, eu consegui me formar. Eu desisti várias vezes, por conta da idade, dos afazeres, eu sempre dei preferência à minha família e minha casa. Mas dessa vez, eu consegui chegar ao final dessa etapa tão especial da minha vida”, declarou ela emocionada.

O chefe do departamento de Qualificação Profissional da Semtepi, Felipe Brandão, reafirma a importância de parcerias como essa para a população. “É imprescindível que o poder público possa continuar fazendo essas parcerias com instituições, como neste caso, o Sesi. A população precisa de educação, capacitação profissional, de mais oportunidades para inserção ou reintegração ao mercado de trabalho”.

— — —