Ampliação da bilhetagem eletrônica nos coletivos será gradativa e trará vantagens aos usuários

Já utilizado por mais de 800 mil estudantes e, aproximadamente, 400 mil usuários do Cartão Cidadão, a Prefeitura de Manaus pretende universalizar o uso dos bilhetes eletrônicos (smart card) no Sistema de Transporte Coletivo. A medida foi divulgada no Decreto 4.649, publicado na edição 4.722 do Diário Oficial do Município, que será regulamentada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) no prazo de 90 dias.

19.11.19. Prefeitura ampliará uso de bilhetes eletrônicos nos coletivos

O uso prioritário do cartão eletrônico irá proporcionar várias vantagens aos usuários e faz parte das ações de intervenção financeira junto às empresas de transporte para equilibrar e permitir maior transparência no fluxo de receitas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Município de Manaus.

O uso do cartão eletrônico como tarifa no transporte coletivo urbano já é adotado em várias cidades do Brasil. Além do embarque mais rápido nos ônibus, o uso dos smart cards também põe fim nos conflitos em razão de troco, auxilia na redução da criminalidade nos coletivos e oferece agilidade e comodidade na compra e carga de créditos.

Segundo o decreto, a infraestrutura necessária para universalizar o serviço será implantada pelas empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo, com supervisão e fiscalização do IMMU.

Atualmente a Prefeitura de Manaus controla 60% dos recursos do Sistema de Transporte Coletivo, que corresponde à bilhetagem eletrônica, sendo as empresas concessionárias responsáveis pela gestão dos demais 40% dos recursos, oriundos das passagens ainda pagas em dinheiro nos coletivos.

Rodoviários

Segundo o secretário municipal de Articulação Política, Luiz Alberto Carijó, os operadores do sistema não terão prejuízos com a medida. “Essa já foi uma questão conversada com a categoria e não haverá demissões. A proposta é trazer melhorias, tanto para usuários como para os trabalhadores”, garantiu.

FOTOS: Divulgação / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmJtUVzk