Prefeitura avança na implantação do eSocial

A Prefeitura de Manaus dá início nesta semana à fase de testes de novo método para gerar a folha de pagamento pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) visando à implantação do eSocial no município dentro do prazo estabelecido pelo Governo Federal.

Nacionalmente, o eSocial vai unificar o envio de informações referente aos trabalhadores das empresas e será como uma folha de pagamento digital. A Semad, responsável pela gestão de recursos humanos do município, vem alinhando estratégias para implantar a ferramenta no prazo estabelecido pelo Governo, 1º de janeiro de 2018.

“A transição necessária para implementar o eSocial envolve a folha de pagamento dos cerca de 33 mil servidores do município. Por isso, estamos capacitando servidores de todas as secretarias para o uso da ferramenta e começamos os testes pela folha da Semad”, destaca a titular da Semad, Luiza Bessa Rebelo.

A secretária adianta que, a partir de fevereiro, terão início os testes nas folhas da Casa Militar, Procuradoria Geral do Município e das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef). O cronograma de implantação da nova folha de pagamento segue até junho.

Nessa fase de testes, a secretaria gera a folha de pagamento nos sistemas novo e antigo, para detectar possíveis falhas e promover as adequações necessárias. Segundo a secretária, até 01/07/2017 todos já devem estar aptos a fazer uso da plataforma eSocial, enviando ao Governo Federal as informações de todos os servidores do município, contratados sob quaisquer vínculos.

Texto: Hariele Quara

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad): 92 3215-3442