Prefeitura avalia situação das árvores em local de desmoronamento na Avenida Camapuã

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estiveram na manhã desta segunda-feira, 23, no trecho da Avenida Camapuã, na Cidade Nova, zona Norte, onde parte de uma encosta desmoronou na tarde do domingo, 22, causando a queda de duas árvores.

O objetivo da visita foi avaliar as condições das outras 11 árvores existentes no local e proceder a autorização de intervenções que reduzam os riscos de tombamentos com acidentes e a consequente interdição da via. A equipe do setor de Corte e Poda da Semmas constatou o risco iminente de queda em função da erosão causada pelas tubulações das casas existentes e a grande quantidade de resíduos descartada no local.

De acordo com o gerente de Corte e Poda da Semmas, Wellington Auzier, será necessária a realização de podas drásticas de contenção que permitam a redução de copas de todos os indivíduos arbóreos existentes na área. “Por ser uma encosta e pela quantidade de canos de águas servidas e drenagem de chuva instalados indiscriminadamente pelos moradores, é possível que novos incidentes venham a ocorrer”, afirmou.

O técnico explicou que a leucena é uma espécie invasora, não recomendada para a arborização urbana, mas que nesse caso não poderiam ser retiradas do local por conta da sustentação que dão ao terreno. As 11 árvores são adultas e têm em média 6 metros de altura. “O manejo de contenção visa evitar que com a chuva o peso das arvores aumente e elas venham a tombar na via pública, ocasionando um incidente ainda maior”, destacou Auzier.

Ele acrescentou ainda que as autorizações para os procedimentos serão emitidas em caráter de urgência para a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), responsável pela execução das podas. Espécies exóticas invasoras são aquelas que, ao serem introduzidas se reproduzem com sucesso, resultando no estabelecimento de populações que se expandem e ameaçam ecossistemas, habitats ou espécies com danos econômicos e ambientais.

Fotos: Arleson Sicsu / Semmas

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskT3K15o

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-6684