Prefeitura atua com frentes de obras por todas as zonas da cidade

A Prefeitura de Manaus está atuando, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), em pelo menos 30 frentes de obras espalhadas pela cidade. Os serviços básicos de tapa-buraco, implantação e recuperação de drenagem profunda e, ainda, dragagem de igarapés têm sido constantes, principalmente em ações emergenciais para combater problemas causados pelas chuvas.

Na zona Oeste e Centro-Oeste da cidade, o distrito de obras que atende a área está atuando com ações de tapa-buraco na Avenida Laguna, no Vista Bela, e nas ruas Mirasselva, bairro Redenção; São Carlos Álvaro Neves, bairro Alvorada; e Goiânia, no Parque São Pedro, que recebe serviços de asfaltamento e drenagem.

Outras obras de drenagem profunda estão sendo executadas simultaneamente, como a recuperação da rede nas ruas Francisca Júlia, no bairro Nova Esperança, e Rua Iracema, no Bairro da Paz.

Na Avenida Coronel Teixeira, os serviços são de recuperação de tampa de bueiro. No bairro Nova Esperança, a ponte localizada na Alameda da Paz, está sendo reconstruída em concreto armado, totalizando 18 metros de comprimento, com sete metros de largura, incluindo 1,5 metro de passeio e faixas de rolamento. Já o igarapé do Franco, também na zona Oeste, está recendo serviços de dragagem, para melhorar a vazão da água da chuva no local.

Na zona Norte, estão sendo implantados 20 metros de drenagem profunda, com tubos de 1m50, na Rua 7 da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Outra localidade que recebe o serviço, com a implantação de 300 tubos e a construção de quatro caixas coletoras é o Conjunto Boas Novas.

Já no Loteamento Parque das Garças, a Rua Lírio do Amazonas está sendo contemplada com preparação de base para receber o asfaltamento. O mesmo serviço ocorre na Travessa Canaã, bairro Terra Nova. No bairro Alfredo Nascimento, a prefeitura está atuando com obras de drenagem e operação tapa-buraco.

Ainda na zona Norte, pelo menos três igarapés estão sendo contemplados com serviços de dragagem, para aumentar a profundidade e amenizar problemas de alagamento enfrentado pelos moradores, principalmente em dias de chuva. Esse trabalho está acontecendo no igarapé do Passarinho, igarapé Raio de Sol e igarapé do bairro Cidade de Deus.

As ações de tapa-buraco estão sendo executadas também na zona Leste. Os serviços ocorrem na Rua B, do Loteamento Carijó, no bairro Ouro Verde; Rua Turmalina, bairro Nova Floresta; Rua Siri, Conjunto Cidadão IX; Rua Paraguaçu, bairro São José; e Rua A, bairro Jorge Teixeira.

Obras de recuperação de drenagem profunda estão sendo realizadas, também, na Rua Padre Mário, na Colônia Antônio Aleixo, e na Rua dos Cactos, bairro Jorge Teixeira 1.

Na zona Sul, os trabalhos estão concentrados na recuperação asfáltica da Avenida Tefé e Rua Parintins, no bairro Cachoeirinha. Na Rua Petrópolis, a prefeitura executa a reconstrução de muro e coluna no Centro POP, situado na Rua 1. O igarapé que passa pelo Jardim Primavera, no bairro Parque 10, também está recebendo obras de dragagem.

Distrito Industrial

Neste mês de fevereiro, as equipes da prefeitura estão atuando nas vias do Distrito Industrial com serviços de manutenção e tapa-buraco. Estão previstas para serem atendidas nesta ação, pelo menos 34 ruas. Os trabalhos estão concentrados nas vias Buriti e Solimões.

Texto: Asscom Seminf

Fotos: Alexandre Fonseca/Seminf, Karla Vieira e Alex Pazuello/Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskNDH3qN, https://flic.kr/s/aHskUbriMg e https://flic.kr/s/aHskRqPMdv

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): 923642-3064