Prefeitura assina parceria para encontro regional de assistência social

A Prefeitura de Manaus assinou nesta quinta- feira, 05/04, o termo de colaboração entre o município, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) do Amazonas. O objetivo é a qualificação e aprimoramento da oferta dos serviços socioassistenciais para a consolidação da Política de Assistência Social na região Norte,  principalmente para a capital.

A assinatura contempla o Encontro Regional do COEGEMAS Norte. O evento será realizado nos dias 10 e 11/5, em local a ser definido pela organização, e tem o objetivo de contribuir com a reflexão e o debate, visando a capacitação dos trabalhadores, o fortalecimento do controle social e a participação dos usuários.

Para o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel, a intenção é de trazer um encontro nacional de grande relevância para nossa cidade para discutirmos o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), como orienta o prefeito Arthur Virgílio Neto.

“Nesse encontro, podemos colocar todas as nossas aspirações do SUAS. No âmbito nacional, precisamos fazer com que o Brasil ouça as necessidades que temos na Amazônia. É inconcebível, por exemplo, que o cofinanciamento de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de São Paulo tenha o mesmo valor de um Cras que se encontra em um município, como São Gabriel da Cachoeira, pois a Amazônia tem que ser vista com as suas peculiaridades”, pontuou o secretário.

O público-alvo do encontro serão trabalhadores do SUAS, controle social, usuários e público interessado nas discussões da Política de Assistência Social, de todos os estados que compõem os da região Norte.

Repasse

O Termo de Colaboração assinado é decorrente de Emenda Parlamentar e tem o intuito de contribuir para a reflexão e o debate para fortalecimento da Assistência Social. Em Manaus, o último COEGEMAS foi realizado em 2008.

Segundo a presidente do COEGEMAS/Amazonas, Eldilene Alves da Silva, o encontro será um divisor de águas na Política de Assistência Social do Estado do Amazonas.

“Nunca tivemos uma visibilidade no cenário nacional. Nós estamos, a partir desta parceria, levando o Amazonas para a implementação da Política de Assistência Social do cenário nacional”, apostou Silva.

Texto: Alexsandro Machado/ Semmasdh

Foto: Divulgação Semmasdh