Notícias

Prefeitura articula novas ações para atender venezuelanos

Diretores de departamentos da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) estiveram reunidos com o secretário Elias Emanuel, na manhã deste domingo, 12/3, na sede da secretaria, para definir novas estratégias de atendimento às famílias indígenas venezuelanas que começaram a chegar à capital amazonense em dezembro do ano passado.

 

“Eles começaram a ser atendidos pelo Centro Pop com alimentação e higienização. Depois iniciamos o mapeamento para identificar quantas famílias vieram para Manaus e onde elas estavam vivendo. Agora, estamos convocando o Governo do Estado, Governo Federal, Ministério Público e todos os órgãos envolvidos no processo para que tracemos as diretrizes e resolver esse problema social”, declarou o secretário Elias Emanuel.

 

Atualmente, são 31 famílias da etnia Warao, num total de 117 pessoas entre idosos, adultos, jovens e crianças residindo principalmente na Rodoviária, no Centro e no bairro Educandos, na zona Sul. Durante a reunião, Elias Emanuel articulou com o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão, uma ação com o Consultório de Rua para atender essas populações.

 

“Na manhã desta segunda-feira, dia 13, o secretário Homero garantiu que irá levar atendimento a essas famílias, principalmente as crianças, pois recebemos informações de que elas estariam com pneumonia e outras doenças. O prefeito Arthur Neto e o vice-prefeito Marcos Rotta determinaram nosso total empenho na solução desse caso”, afirmou o secretário.

 

Outras reuniões deverão ser realizadas durante a semana, envolvendo gestores municipais, estaduais, federais e o Ministério Público para, em conjunto, encontrar soluções definitivas.

 

Texto: Leonardo Ferro

Fotos: Karla Vieira / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskTqw3JE

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse