Prefeitura apresenta medidas de prevenção e segurança adotadas em unidades de saúde

A segurança nas unidades da rede municipal de Saúde foi um dos principais temas de discussão da segunda reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS), na quarta-feira, 15, na sede do Distrito Oeste. O secretário Homero de Miranda Leão Neto explicou aos conselheiros as medidas de prevenção adotadas pela Prefeitura de Manaus para evitar roubos e ataques às unidades municipais.

As novas estratégias de proteção e vigilância incluem reforço na vigilância própria, prontidão da Guarda Municipal e um sistema de ronda pelas unidades localizadas em áreas prioritárias, definidas a partir do mapeamento de ocorrências. Somente em 2016, foram registradas 173 ações de violência contra a rede de saúde municipal.

“A segurança dos nossos servidores e usuários é uma grande preocupação da administração municipal”, garantiu Homero de Miranda Leão. O secretário destacou que a parceria entre a Semsa e a Guarda Municipal deve reduzir significativamente a quantidade de ocorrências nas unidades de saúde, além de aumentar a sensação de segurança de quem trabalha ou usa os serviços destes locais.

“Temos buscado solução para o problema da segurança, que não está, naturalmente, restrito ao nosso universo de unidades”, lembrou o secretário, ressaltando que novas alternativas para aumentar o controle ainda poderão ser adotadas. “No momento, estamos reforçando nossas ações e utilizando a Guarda Municipal, que está de prontidão para atender as ocorrências, protegendo as pessoas e o nosso patrimônio”.

Homero de Miranda Leão explicou que a Semsa estabeleceu o padrão de suspensão das atividades de rotina por três dias em unidades que tenham sido alvo de roubos e ataques. “Este prazo é necessário para que sejam tomadas as providências relativas ao levantamento de informações, verificação das câmeras de segurança, reorganização da unidade para o atendimento e também para que os servidores possam se recompor do trauma”.

Durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde também foram discutidas medidas para a implantação de um programa de prevenção de acidentes em vias públicas e o PAS (Programa Anual de Saúde), com metas e indicadores que devem ser aprovados nas próximas reuniões. Para esses projetos, estão disponibilizados pelo Tesouro Municipal cerca de R$ 900 mil.

“Nosso objetivo é continuar implementando, com a mesma intensidade, os programas de saúde para a população de Manaus”, declarou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilson Aguiar.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315