Notícias

Prefeitura apresenta a empresários locais projeto de apoio à educação

Com a proposta de fortalecer a melhoria da qualidade do ensino em todas as unidades educacionais da rede pública municipal, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou a 2ª etapa do projeto ‘Somos Todos Educadores’, reunindo empresários do setor comercial e industrial de Manaus. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira, 23, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da secretaria.

 

Na ocasião, a secretaria da Semed, Kátia Schweickardt, explicou aos presentes sobre a importância da Lei de Adoção de Escolas Públicas (Lei Municipal 2.048/2015), que facilitou a participação e a inclusão de investimentos por parte das empresas privadas, em escolas públicas de Manaus. Para ela, o evento além de apresentar o potencial da rede e os trabalhos que são desenvolvidos, busca motivar parcerias para melhorar ainda mais qualidade do ensino.

 

“Prioritariamente, a educação é um caminho para sair da crise. Nós precisamos conscientizar a sociedade, sobretudo, o empresariado a nos ajudar a empreender uma educação básica de qualidade, mas também chamar a atenção deles e compartilhar com eles a responsabilidade social de fazer educação”, explicou Kátia, reforçando que os empresários interessados podem procurar diretamente a subsecretaria de Gestão Educacional, na própria sede da Semed, para propor a parceria e firmar um convênio.

 

O projeto ‘Somos todos Educadores’ é uma tendência crescente e tem como base a Lei 2.048/2015, que criou o programa de adoção de escolas por empresas privadas, em um trabalho conjunto e de contrapartida. As potenciais parcerias da rede municipal de ensino, por exemplo, podem contribuir com doação de recursos de materiais, patrocínio de cursos de aperfeiçoamento para os docentes, doação de equipamentos esportivos, lúdicos, tecnológicos, eletroeletrônicos, materiais pedagógicos, entre outros.

 

‘Case’

 

Em parceria com a Semed desde 2014, o Instituto Ayrton Senna (IAS) vem realizando e desenvolvendo trabalhos pedagógicos na rede municipal de ensino que têm contribuído para a melhoria do processo de ensino aprendizagem. “Precisamos oferecer a melhor educação que possibilite a essas crianças, até a juventude, desenvolver todas as suas habilidades, com uma educação básica robusta, completa, plena, eficaz e que permita a elas ingressar numa universidade e, posteriormente, ingressar no mercado de trabalho”, completou a gerente de projetos do IAS, Rita Paulon.

 

Apoio institucional

 

Participaram e apoiaram o evento a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), a Câmara Municipal de Manaus (CMM), a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio),Séculos da Amazônia, Bradesco, Instituto Ayrton Senna (IAS), Aliança, Comando Militar da Amazônia/ Exército Brasileiro (CMA/EB), Elsys, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) e Conselhos Escolares.

 

A ação faz parte do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem). A primeira etapa do ‘Somos Todos Educadores’ recebeu total atenção do prefeito Arthur Virgílio Neto e foi realizada em junho do ano passado, com ações em parceria com as secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Limpeza Urbana (Semulsp), de Infraestrutura (Seminf) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) nas escolas municipais das Divisões Distritais Zonais (DDZ) Leste 1 e 2 da Semed. Desta vez, a ação envolveu as escolas da DDZ Oeste.

 

Segundo a presidente do grupo de trabalho do Proemem, Vilma Pessoa, o projeto é uma tendência nacional. Pesquisas já apontam que as escolas que trabalham em parcerias com instituições privadas apresentam melhores resultados na educação. “Hoje estamos dando continuidade e fazendo um grande convite e chamamento aos empresários locais, tanto do comércio quanto da área industrial, para que eles possam dar continuidade a esse apoio que tanto precisamos em consequência dessa crise”, finalizou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Márcio James / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskTCNUGT

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse