Prefeitura adere e lança Campanha Janeiro Branco, nesta sexta, 13

Com o slogan “Quem cuida das emoções, cuida da vida”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aderiu neste início de ano a Campanha “Janeiro Branco”. A ideia, organizada por um grupo de psicólogas, busca difundir o conceito ampliado da saúde mental e emocional, sem o qual não é possível se viver bem em sociedade. O lançamento está marcado para sexta-feira, 13, às 14h, na Universidade Paulista (Unip), em Manaus.

De acordo com a gerente da Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, Efithimia Haidos, as primeiras ações tiveram início em 2014, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, onde, por iniciativa de um grupo de profissionais e sob a liderança do psicólogo Leonardo Abrahão, foi proposta a criação da Lei “Janeiro Branco”, a fim de estabelecer ações de saúde em busca de uma melhor qualidade de vida dos pacientes com transtornos mentais.

“As ações da Semsa no campo da saúde mental são efetivadas por meio dos Centros Psicossociais (Caps). Portanto, nossa adesão à campanha, definindo o mês de janeiro para o desenvolvimento de várias atividades específicas, tem como finalidade oferecer mais qualidade na oferta dos serviços aos nossos pacientes atendidos na Rede de Atenção Psicossocial”, diz o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Após o lançamento oficial da campanha na próxima sexta, 13, estão previstas, como informa a psicóloga Hillene Freitas, a realização de palestras para o público interno, além de atividades específicas em alusão ao “Janeiro Branco”, a serem desenvolvidas pelos Distritos de Saúde.

Segundo o psicólogo Leonardo Abrahão, o mês de janeiro foi escolhido para mobilização, pelo fato de que, em geral, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos. A escolha do branco, considerado por muitos como a cor da Paz, é uma forma de incentivar os pacientes a desenhar novas possibilidades.

Em Manaus, as profissionais Aline Félix, Alessandra Muniz, Naradja Varela e Angela Noel, compõem o grupo responsável por articular as ações entre as esferas pública e privada, a fim de consolidar a campanha na capital do Estado, a exemplo do que já ocorre em cerca de 30 municípios no país.

As pessoas interessadas em acompanhar a programação do “Janeiro Branco” podem acessar a página da campanha no Facebook, digitando o nome da própria campanha.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315