Notícias

Prefeitura abre programação comemorativa ao Dia da Árvore na Amazônia com plantio de mudas

O programa “Arboriza Manaus” vai realizar nesta sexta-feira, 10/3, às 9h, o plantio de mil mudas de árvores no conjunto habitacional Viver Melhor 3, localizado no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte da cidade. A ação abre a programação, da Prefeitura de Manaus, comemorativa ao Dia da Árvore na Amazônia, 21 de março, e será o maior plantio realizado de forma simultânea, numa só manhã, pelo programa desde que foi lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto em 2016.

 

As mudas serão plantadas em trechos de áreas verdes degradadas do conjunto – uma das quais foi alvo recente de uma tentativa de invasão – além de canteiros centrais e trechos de área de convívio entre os blocos.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Nelson, afirma que a ação surte efeito positivo e de grande impacto na melhoria da qualidade de vida dos moradores do conjunto. Ele lembra que o Arboriza Manaus já realizou intervenções de plantio anteriores nos conjuntos Viver Melhor 1 e 2.

 

“Queremos convidar a população a participar conosco de mais essa iniciativa e de todas as demais que integrarão a Semana da Árvore”, explica Antonio Nelson, reforçando que o objetivo da programação é chamar a atenção da população para a importância da arborização urbana.

 

Ainda conforme o secretário, assim como o Dia Nacional da Árvore, comemorado em 21/9, o Dia da Árvore na Amazônia é um dos principais eventos do calendário anual da Semmas. “Estaremos atuando em várias frentes, visando estimular a população a se envolver com o tema arborização e plantar junto conosco nas áreas públicas e também em suas casas, atendendo a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto de aumentar a cobertura vegetal da cidade”, afirmou.

 

O Programa Arboriza Manaus 2017 tem como meta realizar o plantio de 10 mil mudas em 40 logradouros públicos. A expectativa é de que até o final de março, o programa atinja 25% do total de plantio planejado.

 

Programação

No dia 21/3, pela manhã, às 9h, haverá um pedágio ambiental para distribuição de mil mudas frutíferas à população, na Bola do Produtor, na zona Leste. À tarde, às 15h, o ponto alto será a realização de outro plantio de mudas de árvores, desta vez num trecho degradado de área verde do Conjunto Castelo Branco, no Parque Dez, zona Centro-Sul, onde a Semmas está implantando mais um parque da juventude municipal.

 

No dia 23, às 9h, no Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, acontecerá o lançamento da edição revisada da cartilha do Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus, juntamente com a abertura do minicurso sobre Noções Básicas de Produção de Mudas, que terá dois dias de duração. No sábado, 25, a programação será encerrada com a realização da Hora do Planeta, em parceria com a WWF, também no Parque Lagoa.

 

A diretora de Arborização da Semmas, Rosemary Bianco, ressalta que, tanto no caso do Viver Melhor 3, como no Conjunto Castelo Branco, o plantio é uma etapa importante do processo de revitalização de áreas verdes, que passarão a contar com espécies arbóreas e frutíferas nativas importantes na recomposição do ecossistema.

 

No Castelo Branco, serão plantadas 300 mudas de espécies variadas, como açaí, pupunha, biribá, acerola, cacau, cupuaçu, que servirão de atração para a fauna (principalmente as aves) e possibilitarão o aumento da cobertura vegetal da aquela área do Parque Dez, além de beneficiar os moradores. No espaço, já foram plantadas 163 mudas arbóreas no entorno das pistas de caminhada e da futura academia ao ar livre, que fará parte do complexo do parque da juventude a ser inaugurado no local.

 

“O objetivo dessas intervenções é promover a integração dos moradores por meio de espaços de lazer nas áreas verdes contribuindo para a sua conservação”, concluiu Rosemary Bianco.

 

Fotos: Arlesson Sicsú / Semmas

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskQrxjmb

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): (92) 3236-6684

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse