Notícias

Prefeito acompanha início da recuperação da bola da Suframa

As obras do lote 1 da recuperação viária do Distrito Industrial começaram na manhã desta segunda-feira, 15/7, na bola da Suframa e vão se estender por nove quilômetros de vias dentro da área industrial. Com o início dessa etapa, a Prefeitura de Manaus completa o pacote de obras para o recapeamento e revitalização das ruas do Distrito 1, que vai alcançar 35 vias, distribuídas em três lotes e com custo total de R$ 136 milhões, em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). É a primeira vez que as obras de recuperação do Distrito Industrial estão sendo executadas pelo município.

 

15.07.19 Prefeito Arthur dá inicio a obras de recuperação da Bola da Suframa

 

O prefeito Arthur Virgílio Neto e o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, acompanharam o início dos trabalhos na bola da Suframa, que teve seu raio interno, em um total aproximado de 900 metros lineares, isolado por tela e irá receber tapumes. O asfalto antigo bem como as calçadas estão sendo retiradas para dar lugar às novas estruturas – concreto na pista e calçadas novas. Outras ruas, como a Jaguarão, começam a receber as máquinas para o trabalho de drenagem.

 

“Serão cerca de nove quilômetros de obras, com drenagem profunda, meio-fio, calçadas e sarjetas. A bola da Suframa é um lugar muito simbólico e muito esperado pela população e, nesse ponto, vamos ter concreto, base e sub-base, retirando todo o asfalto imprestável. Vamos fazer um trabalho novo e que vai dar muito orgulho”, afirmou o prefeito, que adiantou a realização, no local, de um trabalho de paisagismo. “Aqui será novamente um cartão-postal, como todo o Distrito também”, reafirmou Arthur. “A gente defende tanto a Zona Franca lá fora, mas quando o empresário chegava aqui dava vontade de desistir. Agora ele vai ter vontade de ficar, porque vendo que a sala de visita está bonita vai saber que dentro também estará”, comparou.

 

O prefeito disse, ainda, que tem o compromisso de anunciar todos os passos das obras de recuperação do Distrito Industrial 1 juntamente com o superintendente da Suframa. “Porque é juntos que estamos trabalhando e é juntos que estamos procurando estabelecer uma ponte em que uma mão ajude a outra. É melhor que trabalhar só”, disse. Arthur Neto também manifestou confiança no trabalho das empresas vencedoras das licitações, principalmente em relação aos prazos. “Está previsto seis meses, mas acredito que muito antes essas obras serão concluídas”, afirmou.

 

 

O superintendente da Suframa afirmou que tomou como pessoal o compromisso de realizar as obras de recuperação do Distrito, em parceria com a prefeitura, como forma de induzir novos negócios no Polo Industrial de Manaus. “Estou muito contente com toda essa parceria, com essa união de esforços. As duas empresas dos lotes 2 e 3 estão trabalhando a contento e nossas equipes estão trabalhando em conjunto. E hoje iniciamos o lote 1, o que fortalece ainda mais essa parceria”, destacou.

 

A nova frente de obras compreende, entre outras vias, as ruas da Feira, Rio Jaguarão, Rio Quixito, Itaúba e as avenidas Governador Danilo de Matos Aerosa, Ministro João Gonçalves, Ministro Mário Andreazza e Guaruba. “Iniciamos o lote 1, mas os lotes 2 e 3 continuam avançando. Já temos mais duas ruas em fase de conclusão”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Kelton Aguiar.

 

Intervenção viária

 

Mais de nove mil veículos/hora circulam pela bola da Suframa no horário de Pico. O fluxo é intenso e recebe muitos veículos de grande porte. Para a realização da obra, todo o tráfego foi transferido para a pista externa da rotatória, uma vez que a interna foi isolada com cercas e tela. De acordo com o vice-presidente da Gestão de Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbano (IMMU), Franklin Pinto, agentes estão presentes no local para monitorar o tráfego e oferecer segurança na circulação de condutores e pedestres.

 

Texto – Jacira Oliveira / Semcom

Fotos – Alex Pazuello / Semcom

 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmF8Vz2d

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse