Prefeito prestigia premiação de ‘Economista do Ano de 2019’ do secretário municipal de Finanças

A Prefeitura de Manaus volta a ser destaque no cenário econômico local. Nesta quarta-feira, 14/8, o secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Lourival Praia, recebeu a comenda de “Economista do Ano de 2019”. A cerimônia, organizada pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-AM), em homenagem ao “Dia do Economista”, aconteceu no auditório senador João Bosco, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

13.08.19 Prefeito Arthur prestigia homenagem ao secretário Municipal de Finanças, Lourival Prais pelo Prêmio Economista do Ano

O prefeito Arthur Virgílio Neto, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, se juntou aos economistas e servidores da Semef para prestigiar a homenagem ao secretário que teve seu trabalho nas organizações das finanças do município reconhecido no meio econômico.

“O Lourival foi o líder, o capitão de uma equipe sob a minha orientação. Quando eu pedia o ajuste fiscal e recursos para investimentos, eles foram no passo a passo. Eu dei a fórmula e eles a tornaram em realidade. Hoje, nós temos Manaus com dinheiro, fazendo obras, com suas contas em dia, honrando seus compromissos. A vitória do Lourival é vitória de todos nós da prefeitura, vitória por ele ser um grande conhecedor de finanças públicas como ele é. Por isso, estamos aqui como admiradores para bater palmas a esse título honroso que ele recebe”, destacou o prefeito Arthur Neto.

Lourival Praia é o segundo secretário municipal desta gestão do prefeito Arthur Neto a receber o prêmio de Economista do Ano. Em 2018, o economista e então presidente da Manausprev, Marcelo Magaldi, hoje secretário municipal de Saúde (Semsa), recebeu a premiação pelo trabalho realizado à frente da pasta. Para o secretário Lourival, esta homenagem é um reconhecimento de todo o trabalho ao longo dos anos da equipe de finanças da Prefeitura de Manaus.

“É um reconhecimento pessoal, profissional, mas também é um reconhecimento da gestão do prefeito Arthur Neto pelo que está fazendo para a cidade na questão da organização das finanças, do regime próprio da Previdência e, principalmente, no resgate da capacidade de investimentos do município, além da melhoria da ambiência de negócios. O município hoje paga o fornecedor em dia, paga o servidor em dia, pagou a primeira parcela do 13º salário, e tudo isso faz com que, quando esses recursos são investidos na economia, a economia possa girar, aumentando o número de empregos e, por sua vez, aumentando a arrecadação. Tudo isso é fruto de uma organização financeira, que um dos reconhecimentos é esta homenagem que estamos recebendo”, ressaltou o secretário da Semef, Lourival Praia.

A escolha do Economista do Ano é feita por votação na internet e os candidatos são escolhidos pelos integrantes do conselho de economistas inscritos do Corecon-AM.

“É o reconhecimento do trabalho do secretário de Finanças pelo seu excelente trabalho não só em prol da prefeitura, como também da sociedade em momentos, principalmente, de crise em que a prefeitura precisou trabalhar com a queda da arrecadação. A classe dos economistas reconhece isso e premia o Lourival com a homenagem de Economista do Ano”, destacou o presidente do Corecon-AM, Assis Mourão Júnior.

Texto – João Pedro Figueiredo / Semcom

Fotos – Alex Pazuello / Semcom