Notícias

Prefeito defende maior distribuição dos recursos federais para os municípios brasileiros

“Sou municipalista, não acredito que a solução para as dificuldades sociais do País venha de cima para baixo”, disse o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, ao defender uma redistribuição mais justa dos recursos federais aos municípios brasileiros. Arthur foi convidado como palestrante do Encontro Amazonense de Gestores 2017, que se encerra nesta quinta-feira, 19/10, no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-Oeste da capital.

 

Segundo o prefeito, os municípios é que possuem a maior experiência e são os principais responsáveis por oferecer os serviços e as melhorias que a população tanto precisa. “Por isso, sou contra o atual pacto federativo, que é perverso com os municípios e defendo, fortemente, uma divisão mais justa dos recursos federais, privilegiando as prefeituras,  de maneira que no início de cada ano elas já possam receber os repasses que lhes são de direito e possam melhor organizar suas ações e seus investimentos”, argumentou.

 

Ainda durante o Encontro, Arthur Virgílio destacou as ações que colocaram Manaus em destaque como a capital brasileira que mais atendeu a Lei de Responsabilidade Fiscal em 2016, no estudo realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), como a redução dos gastos de custeio e ampliação dos níveis de investimento.

 

“Isso é fruto de um trabalho para tornar Manaus mais forte institucionalmente para que, no futuro, ela seja independente. Claro que ainda precisamos de recursos vindos das outras esferas, mas conseguimos enfrentar a pior crise econômica já vivida pelo Brasil, sozinhos, por conta do nosso equilíbrio fiscal”, afirmou o prefeito da capital amazonense.

 

Cooperação

O prefeito reforçou, ainda, a importância de uma maior integração entre os prefeitos amazonenses e reafirmou a intenção de Manaus em colaborar para o desenvolvimento dos demais municípios do Estado. “Estamos determinados em colaborar de maneira muito efetiva com os prefeitos do interior do Amazonas, para que eles também possam fortalecer seus municípios”, afirmou. A Prefeitura de Manaus já iniciou as tratativas para firmar parceria junto à Associação Amazonense dos Municípios (AAM) e com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM) para doar as antigas luminárias em luz amarela para que sejam reutilizadas pelos municípios do interior. “São milhares de lâmpadas que foram retiradas, porque já não condizem com a realidade de Manaus, hoje considerada, proporcionalmente, a capital do LED, mas que serão de grande valia para a população do interior”, explicou Arthur Virgílio Neto.

 

O prefeito também colocou o Data Center da Prefeitura de Manaus à disposição para que os prefeitos do interior possam se  utilizar da tecnologia na organização de dados e, consequentemente,  dos serviços oferecidos para a população.

 

Encontro Amazonense de Gestores 2017

Com o objetivo de capacitar e debater os principais desafios e necessidades da administração pública municipal do Amazonas e estreitar laços com o Governo Federal, o evento foi promovido pela AAM e reuniu prefeitos, vereadores e secretários de diversos municípios, além de contar com a presença de representantes da Presidência da República e de sete ministérios.

 

“Manaus é exemplo de gestão municipal e a presença do prefeito Arthur Virgílio Neto foi muito importante para o evento. Essa troca de experiências fortalece ainda mais a questão municipalista no Amazonas, mostrando aos representantes federais presentes no Encontro as principais dificuldades e peculiaridades do nosso Estado”, concluiu o prefeito de Autazes Andreson Cavalcante, que é o atual presidente da AAM.

 

Texto: Alita Falcão / Semcom

Fotos: Alex Pazuello / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm7ut39H

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse