Notícias

Prefeito de Manaus em exercício, Marcos Rotta visita Feira da Eduardo Ribeiro

A tradicional Feira de Artesanato da Avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus, é um dos locais mais frequentados pelos manauaras e turistas aos domingos. E na manhã deste domingo, 26/3, o prefeito de Manaus em exercício, Marcos Rotta, fez uma visita ao local e conversou com os permissionários sobre o potencial do espaço e com a população em geral. Rotta, e representantes do secretariado municipal, discutiram com os trabalhadores alternativas viáveis para o melhor funcionamento da feira.

 

De acordo com o prefeito em exercício, a ideia é, em parceria com a Associação da Feira de Artesanato e Produtos do Amazonas dos Artesãos (Afapa), estudar melhorias que contribuam para as condições de infraestrutura do espaço. Rotta destacou ainda a organização da feira e a diversidade de produtos autorais e com preços variáveis e acessíveis.

 

“Estamos aqui a pedido do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, para que possamos promover mais melhorias que contribuam para a infraestrutura do espaço. Penso que apoiar essa iniciativa é uma forma de fomentarmos a geração de emprego e renda. Estamos aqui com o propósito de dialogar, conversar e encontrar alternativas para que a feira continue sendo este sucesso e melhore a cada dia”, ressaltou o prefeito.

 

Feirinha da Eduardo Ribeiro

Conhecida como “Feirinha da Eduardo Ribeiro”, o espaço conta com 380 famílias regularmente cadastradas na Afapa. Segundo o presidente da associação, Wigson Azevedo, a movimentação na feira aumentou, significativamente, depois da revitalização que o Centro Histórico recebeu no ano passado.

 

“Há seis meses voltamos a ocupar a Av. Eduardo Ribeiro e podemos perceber que, com a revitalização, tivemos um aumento de 40% na nossa clientela. Essa nova roupagem, beneficia os lojistas, os permissionários e a população em geral. Com o apoio que estamos recebendo da Prefeitura conseguimos manter o local limpo e organizado, deixando nossa feira mais bonita e atrativa”, disse.

 

A feira é composta por sete setores, distribuídos em: alimentação; cama, mesa e banho; roupas e calçados; artes e decorações de machantaria e indígenas; artes infantis; bijuterias; e artes e acessórios em couro.

 

Os permissionários ressaltam que a melhoria na infraestrutura da avenida como um todo e das ruas adjacentes tornam a feirinha ainda mais atrativa e, consequentemente mais visitada por clientes.

 

“Trabalho aqui desde 2008 e a Feira da Eduardo Ribeiro é muito importante para todos nós. Foi aqui que as portas se abriram para o meu negócio e hoje, em função desse trabalho, conseguimos regularizar a nossa empresa com alvará e certificação. Aqui é uma grande vitrine e estamos gratos com essa administração, que nos manteve aqui, na Eduardo Ribeiro”, falou o permissionário da Temperos da Amazônia, Marcos Agra, 45.

 

Há 17 anos trabalhando no local, a dona da Sonhos de Chocolate da Amazônia, Alice Marinho, 56, prepara seus doces com frutas regionais e ressalta que a feirinha é uma fábrica de sonhos. “Por meio da feira consegui conquistar minha lojinha de doces e me estabilizar financeiramente.É daqui que tiro o dinheiro para realizar o meu sonho, o de formar minha filha em odontologia”, compartilhou.

 

Para quem frequenta o local, esta é uma boa opção de lazer e uma alternativa para ver de perto itens da cultura amazônica. “Eu sou capixaba e estou à passeio em Manaus. Confesso que estou apaixonado pela feira e encantado com os produtos regionais que vi por aqui. As pessoas têm que prestigiar este espaço, que mostra muito do que, verdadeiramente, é a cidade de Manaus”, destacou o hoteleiro Cláudio Huvr, 48.

 

Histórico

 

A tradicional Feira de Artesanato da Eduardo Ribeiro teve início em 9 de junho de 2000. Com 17 anos funcionando no Centro de Manaus, o espaço é aberto ao público aos domingos, de 7h às 14h.

 

 

Texto: Bruna Greco

Fotos: Márcio James / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskTMSgfr

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse