Notícias

Prefeito Arthur Virgílio destaca organização administrativa e econômica de Manaus para Associação Comercial carioca

À convite da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), o prefeito de Manaus,  Arthur Virgílio Neto, foi o principal palestrante na reunião do Conselho Diretor, realizada na manhã desta quinta-feira, 7/12, na Casa do Empresário, na rua das Candelárias, no centro da capital carioca.

 

Com a temática “Políticas Públicas”, o prefeito fez um breve histórico dos principais avanços de Manaus nos últimos anos, no que diz respeito à organização administrativa e econômica da capital do Amazonas, destacando a política austera, com redução de gastos, aumento da arrecadação e qualificação dos investimentos.

 

Arthur também falou de como Manaus conseguiu enfrentar uma das grandes crises econômicas do Brasil, mantendo seu orçamento equilibrado e alcançando maturidade institucional.

 

“Nos preparamos para a crise antes dela acontecer e, agora, que o Brasil começa a dar sinais de crescimento econômico, digo que saí da crise de cabeça erguida. Não deixei de cumprir os compromissos essenciais com os servidores e mantivemos nossas reservas com a folha de pagamento”, afirmou o prefeito de Manaus.

 

Segundo Virgílio,  além de ‘cortar na carne’ o custeio da máquina pública, a sua gestão também optou por não trabalhar recursos extraordinários como se fossem fixos. “Aprendemos a viver sós, por três anos sem ajuda do governo federal e em meio a um desgoverno estadual”, lembrou. “Não fizemos como o que foi feito aqui no Rio de Janeiro que, a partir dos royalties do petróleo, tornou gastos perenes que se contrastaram com a volatilidade dos preços dessa importante matéria-prima”, complementou Arthur, dizendo que Manaus se fortaleceu.

 

“Tenho muito orgulho disso, de uma gestão que prima pela independência a qualquer preço, com ênfase na qualidade administrativa e que tem nos gerado reconhecimento de importantes instituuições nacionais e do empresariado. Isso significa mais investidores interessados no que Manaus tem a oferecer, gerando mais emprego e renda para o povo manauara”, concluiu o prefeito.

 

Equilíbrio econômico

 

Para a presidente da ACRJ, Angela Costa, a cidade de Manaus tem sido exemplo de gestão eficiente e que tem criado um cenário favorável para o fomento do comércio. “Em 2016, no seu plano de governo, o prefeito Arthur Virgílio Neto disse a seguinte frase: “Se a gestão pública pudesse ser comparada com a construção de uma casa, o plano de governo seria a planta da obra”. O que temos visto é exatamente isso, a sólida  construção de uma cidade que está mais forte. É isso que o empresariado espera”, reforçou.

 

A reunião do Conselho Diretor da ACRJ também contou com a presença dos beneméritos e vice-presidentes, José Antonio Nascimento Brito e Aristóteles Drummond; do ex-ministro da Fazenda do governo Collor, Marcílio Marques Moreira; além do mestre faixa vermelha Robson Gracie, que é filho do fundador do jiu-jitsu no Brasil, Carlos Gracie; e o lutador do UFC e bicampeão da arte suave, Amaury Bitetti; entre outros.

 

Recursos

 

Logo mais, às 16h (hora Rio de Janeiro), o prefeito Arthur Virgílio Neto vai ao Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para conversar sobre linhas de crédito voltadas às áreas de infraestrutura e mobilidade urbana. O prefeito será recebido pela diretora das áreas de Energia, Gestão Pública, Socioambiental e de Saneamento e Transporte do BNDES, Marilene dos Santos, quando vai debater sobre novas linhas e possíveis investimentos para duas das áreas prioritárias da cidade.

 

— — —

Texto: Alita Falcão / Semcom

Fotos: Mário Oliveira / Semcom

 

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm98JSrH

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse