Prefeito acompanha serviço de limpeza de igarapé no Mutirão

Equipes da Prefeitura de Manaus estão trabalhando na limpeza em mais de 1 quilômetro de extensão do igarapé da rua Frei Galvão, no bairro Amazonino Mendes 2, conhecido como Mutirão, na zona Norte. Neste sábado, 30/3, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhou o trabalho de perto e conversou com os moradores para que o serviço realizado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp)  seja somado com o trabalho de conscientização de quem mora às margens do igarapé.

30.03.19. Limpeza de Igarapé no Bairro Mutirão

Em menos de uma semana de limpeza, foram retiradas do igarapé aproximadamente 20 toneladas de lixo. O acúmulo de lixo acaba impedindo a passagem da água em dias de fortes chuvas e ocasionando o alagamento das casas que ficam próximas ao local.

“Nós dragamos o igarapé, de tanto lixo que a gente tirou, a água está batendo na canela do servidor que está limpando, ou seja, só vai voltar a entupir se continuarem com a prática de jogar lixo no igarapé, aí vamos ter que voltar e ficar fazendo um serviço de enxugar gelo, e não é o que queremos. Conversei com as lideranças comunitárias que se comprometeram em conscientizar os moradores para não jogar mais lixo na água”, informou o prefeito.

Em uma ação de prevenção e conscientização, os moradores se comprometeram em reunir as pessoas da comunidade para ressaltar a importância de manter o local limpo.

“A limpeza está ficando de parabéns, agora vamos andar de casa em casa para conscientizar todos os moradores. A prefeitura está trabalhando e agora vamos fazer nossa parte. Agradecemos muito esse trabalho que está sendo feito pela Prefeitura”, destacou a diarista Valcicléia da Silva, 46.

Para evitar o acúmulo de lixo, a prefeitura tem um projeto de jardim para o local que era uma lixeira viciada. “Vamos transformar onde era a lixeira viciada em um jardim e, além disso, vamos implantar um projeto de uma sirene que vai alertar quando o carro coletor chegar, para avisar quem mora longe da rua, assim eles terão tempo de jogar o lixo no local correto e evitar jogar esse lixo no igarapé”, destacou o subsecretário da Semulsp, José Rebouças.

Texto: João Pedro Figueiredo/Semcom

Fotos: Márcio James/Semcom