Prefeitura divulga selecionados para pós-graduação em Saúde Pública

A Prefeitura de Manaus divulgou nesta terça-feira, 6/11, o resultado da seleção de alunos para a primeira turma de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Pública, com ênfase em Estratégia Saúde da Família. Como parte do Programa Mais Saúde Manaus (Promais), o curso visa contribuir com a formação e qualificação profissional, integrando ensino-serviço-comunidade, a partir das necessidades sociais e do Sistema Único de Saúde (SUS), em Manaus.

06.11.18 Prefeitura divulga selecionados para Pós-Graduação em saúde pública

“É um importante passo na qualificação dos nossos profissionais e, consequentemente, dos nossos serviços, que também serão ampliados com mão de obra capacitada”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto. “Mais que novas unidades, e entregamos várias na nossa gestão, a Atenção Básica precisa de profissionais bem preparados. Por isso, a Escola de Saúde Pública se faz tão importante”, finalizou.

O resultado da seleção foi divulgado pelo secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, no auditório da Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), zona Centro-Sul da capital. Ele destacou que o curso é promovido pela Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Foram oferecidas 119 vagas para bolsistas, com 2.978 candidatos no processo de inscrição.

“Esse é o primeiro resultado do processo seletivo da Esap, autorizado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. Um projeto de relevância, que vai qualificar os profissionais da área da saúde, tornando o atendimento mais humanizado. A expectativa é de que o programa tenha um grande alcance e melhore, significativamente, todo o atendimento na saúde de Manaus”, pontuou Magaldi.

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Pública também pretende oferecer aperfeiçoamento na formação profissional e acadêmica, por meio da vivência em práticas de saúde no âmbito da Atenção Primária, distribuídos ao longo de 24 meses de aulas práticas e teóricas.

Para a diretora da Esap, Kassia Veras, o Promais é a concretização de todo esforço que vem sendo desempenhado há um ano pela Prefeitura de Manaus e, agora, “de fato teremos o serviço voltado para a sociedade com a imersão prática dos bolsistas, intervindo na qualificação dos profissionais no âmbito da atenção primária da saúde”, destacou.

Foram lançados três editais nos meses de setembro e outubro, para o desenvolvimento do Programa Mais Saúde Manaus. Um para a seleção de Tutores e Preceptores; outro para a seleção de alunos, na categoria de médicos e enfermeiros; e um terceiro para a seleção de alunos nas categorias de nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas e médicos psiquiatras.

Está previsto, ainda, o lançamento de mais um edital, destinado à seleção para preceptores na área multiprofissional.

— — —

Fotos: Alex Pazuello / Semcom