População inicia discussão de propostas para a saúde em Manaus

saudemanaus (2)

Gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) iniciaram nesta segunda-feira, dia 08, o trabalho de elaboração de propostas que serão apresentadas na VII Conferência Municipal de Saúde (VII Comus), programada para acontecer no período de 13 a 15 de julho. As discussões acontecerão durante toda a semana com a realização das pré-conferências distritais de saúde nas zonas Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que a partir das pré-conferências a população de cada zona geográfica de Manaus terá a oportunidade de elaborar propostas para a área de saúde, de acordo com as demandas existentes em cada comunidade, permitindo que as políticas públicas sejam planejadas atendendo as reais necessidades da população. “Esse é um momento no qual é possível ouvir as pessoas que compõem o controle social do SUS, gestores, trabalhadores e usuários, captando as demandas locais e elaborando propostas que servirão como base na formulação de polícias de saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional”, destacou Homero de Miranda Leão.

As pré-conferências dos Distritos de Saúde Oeste, Rural e Norte tiveram início nesta segunda-feira, dia 08, e serão encerradas na terça-feira, dia 09. Nos Distritos de Saúde Sul e Leste a programação acontecerá nos dias 10 e 11 de junho. Os participantes discutirão e definirão propostas com base em quatro eixos temáticos: Direito à Saúde, garantia de acesso, participação social e atenção de qualidade; Valorização do trabalho e da educação em saúde, informação, educação, política de comunicação do SUS, Ciência e Tecnologia; Financiamento do SUS, relação público-privado, gestão do SUS e modelos de Atenção à Saúde; Reformas democráticas e populares do Estado.

Cada pré-conferência terá um debate abordando os temas “A ampliação da democracia participativa na gestão das políticas públicas: SUS de qualidade, um direito de todos” e “As relações entre o cuidado em saúde e as práticas de saúde no trabalho: uma reflexão necessária”.

Para o pesquisador do Instituo Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazonas) e um dos palestrantes no evento no Disa Oeste, Julio César Schweickardt, as conferências são espaços importantes para a discussão sobre o SUS, sendo uma forma de aprimorar os serviços e a qualidade da gestão. “As conferências são o momento em que todos podem apresentar a sua demanda, lembrando que a participação popular é parte constituinte do sistema de saúde e é importante encontrar meios de ampliar, renovar e criar os espaços de participação da população na construção do SUS”, afirmou o pesquisador.

Pré-Conferência zona Oeste e Rural – 08 e 09/06

Horário – 8h às 12h

Local – Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (avenida Lóris Cordovil, Alvorada I)

Pré-Conferência zona Norte – 08 e 09/06

Horário – 13h30 às 18h

Local – Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (avenida Noel Nutels, 3.899, Cidade Nova)

Pré-conferência zona Sul – 10 e 11/06

Horário – 13h30 às 18h

Local – Parque Municipal do Idoso (rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças).

Pré-conferência zona Leste – 10 e 11/06

Horário – 8h às 12h

Local – Centro de Ensino Municipal de Jovens e Adultos CEMEJA (rua J, etapa B, no São José Operário II).

Reportagem – Eurivânia Galúcio