Ponta Negra tem alta de 18,6% em pedidos de eventos no ano de 2016

O Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste da capital, teve alta de 18,6% no número de eventos realizados, comparando 2016 com o ano anterior. De janeiro a dezembro do ano passado, foram autorizados 191 atividades diversas para o parque contra 161, no mesmo período, em 2015. A maioria dos eventos realizados no espaço envolveu shows, ações culturais e de merchandising, campanhas institucionais, sociais e voltadas à saúde, feiras gastronômicas e eventos desportivos.

A Ponta Negra ainda foi palco de grandes eventos, como o Live Site, durante os Jogos Olímpicos, o Amazônia Live e o já tradicional Réveillon da Cidade.

Hoje, o Complexo Turístico Ponta Negra é um dos espaços mais requisitados da capital, frequentado e conhecido como um dos principais cartões-postais naturais de Manaus. O espaço tem uma comissão própria, que atua diretamente no ordenamento, segurança e manutenção de toda sua estrutura, com o objetivo de tornar o uso do complexo mais eficiente e saudável para o cidadão.

Todo e qualquer evento realizado na Ponta Negra deve ser previamente autorizado pela comissão, por meio do gestor do espaço, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). E para todas as atividades autorizadas pelo órgão existem regras a cumprir pelo promotor do evento, sujeitas à penalidade e aplicação de infração, no valor máximo de 70 UFMs.

Entre as principais obrigações está a proibição de uso de materiais que degradem o piso do complexo, não podendo perfurar, fincar, escavar ou parafusar qualquer tipo de dispositivo ou estrutura no calçadão. Além disso, é de total responsabilidade do realizador do evento a limpeza da área usada após o término, no prazo máximo de 24h. Também é proibido usar as instalações elétricas do espaço, que são de uso exclusivo da administração.

Para obter autorização

Os interessados em usar a Ponta Negra para eventos e/ou ações devem encaminhar ao gestor do espaço, Edson Marques, ofício no qual conste as informações necessárias para futura autorização, mediante pagamento de taxa de uso do espaço público, valor calculado segundo as especificações e tamanho do evento.

No ofício deve constar o CNPJ ou CPF do interessado, telefone do responsável/procurador, a definição do espaço pretendido, data do evento e, caso haja necessidade de montagem e desmontagem de estrutura, data de início e término, com breve descrição da ação a ser realizada e equipamentos, como carro de som, banners, barracas, gradis, banheiros químicos, entre outros, informando a metragem e quantidade.

O ofício deve ser entregue na sede do Implurb (avenida Brasil, prédio anexo à prefeitura), em horário comercial, para o responsável administrativo de plantão da Comissão da Ponta Negra (CPN). A solicitação deve ser efetuada com o mínimo de 15 dias de antecedência para que a autorização seja expedida em tempo hábil.

A Ponta Negra tem o projeto da faixa liberada para uso da população nas quartas, das 16h às 22h, e aos domingos, das 6h às 12h, constituindo-se em uma área ampliada para a prática de atividades físicas ao ar livre. Para mais informações, entrar em contato pelo (92) 3625-6287, em horário comercial.

Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb): 92 3625-6287