Notícias

Ponta Negra se enche de azul e recebe a 34ª Corrida Tiradentes

O Complexo Turístico Ponta Negra vai se encher de azul no primeiro domingo de abril, que coincidentemente é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Uma série de atividades será realizada no dia 2, incluindo a caminhada “Manaus Toda Azul”, no período de 7h às 12h. Além de instituições não governamentais que trabalham com crianças e adultos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Manaus, com suas várias secretarias, realiza ações e dá apoio para que esta manhã seja especial.

 

A data será lembrada também com a iluminação em azul de vários prédios públicos e monumentos importantes, como o chafariz do parque.

 

Também no domingo, 2, estreia o projeto do FitCamp, o “Encontro 24h Fit”, voltado para o bem estar e atividades físicas, oferecendo aos frequentadores sessões de dança, alongamento, caminhada, brincadeiras e acompanhamento de profissionais. O FitCamp começa às 7h, com degustações saudáveis para o café da manhã, seguido de alongamento e aulas oferecidas para quem participa da Faixa Liberada aos domingos. Todas as atividades são gratuitas e o projeto tem parceria com as secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semjel) e de Saúde (Semsa).

 

Tradicional evento realizado no mês, este ano a Ponta Negra será palco da 34ª Corrida Tiradentes, que vai comemorar os 180 anos da Polícia Militar do Amazonas. A largada acontece em frente ao anfiteatro do cartão-postal da cidade, no dia 23 de abril, às 7h. A prova tem duas distâncias, uma de 5km e outra de 10k (oficial).

 

Autorização de uso

 

Todo e qualquer evento realizado na Ponta Negra deve ser previamente autorizado pela comissão, por meio do gestor do espaço, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). E para todas as atividades autorizadas pelo órgão existem regras a cumprir pelo promotor do evento, sujeitas à penalidade e aplicação de infração, no valor máximo de 70 UFMs.

 

Entre as principais obrigações está a proibição de uso de materiais que degradem o piso do complexo, não podendo perfurar, fincar, escavar ou parafusar qualquer tipo de dispositivo ou estrutura no calçadão. Além disso, é de total responsabilidade do realizador do evento a limpeza da área usada após o término, no prazo máximo de 24h. Também é proibido usar as instalações elétricas do espaço, que são de uso exclusivo da administração.

 

Para obter autorização

 

Os interessados em usar a Ponta Negra para eventos e/ou ações devem encaminhar ofício no qual conste as informações necessárias para futura autorização, mediante pagamento de taxa de uso do espaço público, valor calculado segundo as especificações e tamanho do evento.

 

No ofício deve constar o CNPJ ou CPF do interessado, telefone do responsável/procurador, a definição do espaço pretendido, data do evento e, caso haja necessidade de montagem e desmontagem de estrutura, data de início e término, com breve descrição da ação a ser realizada e equipamentos, como carro de som, banners, barracas, gradis, banheiros químicos, entre outros, informando a metragem e quantidade.

 

O ofício deve ser entregue na sede do Implurb (avenida Brasil, prédio anexo à prefeitura), em horário comercial, para o responsável administrativo de plantão da Comissão da Ponta Negra (CPN). A solicitação deve ser efetuada com o mínimo de 15 dias de antecedência para que a autorização seja expedida em tempo hábil.

 

A Ponta Negra tem o projeto da faixa liberada para uso da população nas quartas, das 16h às 22h, e aos domingos, das 6h às 12h, constituindo-se em uma área ampliada para a prática de atividades físicas ao ar livre. Para mais informações, entrar em contato pelo (92) 3625-6287, em horário comercial.

 

 

Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb): (92) 3625-6287

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse