Plano emergencial para conter erosão de grande proporção no conjunto Canaranas

Como resultado do monitoramento da Prefeitura de Manaus às áreas de risco, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) desenvolve um trabalho preventivo para conter uma erosão de, aproximadamente, seis mil metros quadrados no conjunto Canaranas, no bairro Cidade Nova, zona Norte da cidade. O desgaste no solo é um grande problema ambiental causado por moradias irregulares e também pela ação das chuvas.

Mais de 30 trabalhadores e cinco máquinas atuam no local para fazer a recuperação de todo o talude e mais de 400 ‘carradas’ com barro foram despejados para aterrar a área, evitando a queda do barranco. Trezentos e oitenta metros de drenagem profunda também foram implantados, além da instalação de seis grandes caixas coletoras, já com tampas que darão o escoamento correto das águas pluviais.

Nesta quarta-feira, 22/3, os trabalhos entraram em fase de conclusão, com a contenção dos taludes, e devem se encerrar em 60 dias. Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, a Seminf tem redobrado as atenções paras áreas da cidade que sofrem no período chuvoso. A prefeitura também trabalha na solução definitiva, retirando pessoas dessas áreas de risco e incluindo-as em programas de moradias.

Segundo o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto, muitos dos problemas de erosões na cidade são fenômenos naturais, outros são devido às invasões irregulares que acabam desmatando e mexem no solo natural. “Esse problema se agrava com as chuvas que têm castigado a cidade nos últimos meses, porque a água leva o solo que fica encharcado em sem proteção”, explicou Peixoto.

O prefeito em exercício, Marcos Rotta, tem sido assíduo nas visitas às ações de infraestrutura do município. Em sua agenda externa, ele sempre incluiu a fiscalização de obras e o atendimento aos pedidos da população.

FOTOS: Marinho Ramos / Semcom e Alexandre Fonseca / Seminf

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskSSXc8N

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): (92) 3642-3064