Notícias

Plano de revisão e manutenção da iluminação pública já atendeu quatro bairros

Finalizada a primeira etapa do plano de ação, que deve durar 90 dias, para revisar, melhor e fazer a manutenção da iluminação pública da cidade, iniciado no dia 6 de fevereiro. Quatro bairros nas zonas Norte e Leste já foram atendidos. O trabalho é coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia).

 

Os serviços começaram pelo bairro Amazonino Mendes e seguiram pelo Jesus Me Deu, ambos na zona Norte, e depois no Ouro Verde e Coroado, na zona Leste. Entre as outras atividades programadas, já foi iniciada também a substituição das luminárias das paradas de ônibus da Praça da Matriz, no Centro, por lâmpadas de LED. O trabalho foi acompanhado pelo prefeito em exercício Marcos Rotta, na última terça-feira, 28/3.

 

Atendendo determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, a execução dos trabalhos que estão sob a responsabilidade da Manausluz, supervisionada pela UGPM Energia, segue até o dia 6 de maio. “A substituição das luminárias antigas pelo Led gera economia de energia ao município, ilumina melhor os ambientes e, ainda, está diretamente ligada a segurança das pessoas, principalmente as que usam o transporte coletivo. Por isso, conforme a intenção do prefeito Arthur Neto, vamos reforçar esse trabalho, sobretudo nos pontos de ônibus”, enfatizou o prefeito em exercício.

 

Conforme o cronograma do plano de ação, a iniciativa passará, ao todo, por oito bairros, com manutenção nas luminárias, e em 15 importantes avenidas da cidade, com a revisão de luminárias de LED. Em seis dessas vias serão executados ainda o serviço de iluminação especial em dez faixas de pedestres.

 

Reforço nos bairros

 

No bairro Amazonino Mendes foram substituídas 1.331 lâmpadas amarelas por brancas. A equipe trocou 967 lâmpadas de 70 watts (W), 224 de 100W e 81 de 150W, todas por luminárias de vapor metálico. Foram trocas também 45 luminárias X-69 por alpha de 70W, e quatro X-69 por alpha de 100W. Ainda foram instaladas 18 lâmpadas alpha de 70W e mais duas alpha de 150W.

 

No bairro Jesus Me Deu a equipe realizou a manutenção em 160 pontos. No Ouro Verde e Coroado 334 pontos receberam o serviço. Os trabalhos seguem atualmente no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste. A equipe passará depois pelos bairros Santo Agostinho, na Zona Oeste, Fazendinha, Zona Norte, e Japiim, Zona Sul.

 

As avenidas que receberão revisão nas luminárias LED serão: Torquato Tapajós, Max Teixeira, Camapuã e Nathan Xavier, na Zona Norte; Jornalista Umberto Calderaro (Paraíba), Mário Ypiranga (Recife), Maceió, João Valério, Ephigênio Salles, Theomário Pinto, Jacira Reis e André Araújo, nas zonas Sul e Centro-Sul; e Cosme Ferreira e Grande Circular, na Zona Leste.

 

Conforme o coordenador da UGPM Energia, Rafael Assayag, o projeto de melhoramento das luminárias LED ocorrerá ainda com prioridade nas áreas próximas a escolas municipais, unidades básicas de saúde, praças, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e creches. “Com as ruas mais iluminadas pelo LED, as pessoas se sentem mais seguras, sobretudo nesses locais de grande movimento”, declarou.

 

Fotos: Divulgação / Arquivo Semcom

 

Led nos bairros e avenidas: https://flic.kr/s/aHskX5RPTT

Led nas paradas de ônibus: https://flic.kr/s/aHskWMEshw

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse