Petrópolis recebe serviços itinerantes em ‘Mutirão de Saúde e Cidadania’

Nesta sexta-feira, 29/9, os moradores do Petrópolis, na zona Sul de Manaus, receberam as ações itinerantes do Mutirão de Saúde e Cidadania, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

Serviços de consulta médica, aferição de pressão arterial e testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatites B e C foram disponibilizados na Escola Estadual Tiradentes pelas equipes do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF – Sul 33) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco.

“Temas como Saúde Bucal, combate ao Aedes aegypti, prevenção ao uso do tabaco e às infecções sexualmente transmissíveis foram abordados. Teve ainda a distribuição de material educativo e de preservativos, buscando envolver a comunidade escolar nas ações de prevenção e promoção de saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A administradora da Escola Tiradentes, Fabiana de Oliveira da Silva, informou que o mutirão faz parte do calendário escolar, realizado uma vez por ano. “Esse é um momento em que a escola abre as portas para a comunidade. É uma estratégia para trazer os pais dos alunos para dentro da instituição”, destacou. A escola atende 1.938 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Uma das participantes do mutirão foi a aposentada Maria de Jesus Reis, moradora do Jardim Petrópolis, que buscou atendimento com o médico clínico geral para conseguir um encaminhamento ao nutricionista. “Sou hipertensa e tenho diabetes tipo 2, por isso preciso de orientação nutricional para melhorar a minha alimentação e saber se a minha dieta está correta. No mutirão o atendimento foi bem rápido e não precisou de agendamento”, afirmou.

Texto: Eurivânia Galúcio

Fotos: Divulgação/Semsa

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm3BBA23

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315