Petiscos variados concorrem ao “Comida di Buteco”

Na 8ª edição na capital amazonense, o concurso “Comida di Buteco” tem 16 estabelecimentos na disputa com cardápio de petiscos variados – do caranguejo ao quibe de peixe, nesta primeira etapa do evento. O evento é realizado desde 13 de abril em 21 cidades brasileiras. Em Manaus, o apoio é da prefeitura, a partir da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e vai até 6 de maio.

Petiscos - Pratos do Comida Di Buteco

Contando com 14 estreantes e dois retornando para a disputa, o “Comida di Buteco” tem como objetivo resgatar e valorizar os pratos tanto tradicionais quanto originais desenvolvidos pelos botecos que compõe o evento. Os novos integrantes estão oferecendo os petiscos que são o carro-chefe do bar, enquanto os que retornam devem criar novos pratos para a competição.

Entre os pratos que estão estreando este ano em Manaus estão os petiscos: Pirarukê (Do Boteco Videokê), Du Campo Pru Mar (Do Espetus du Manu), Sina de Odin (do Limerick Pub e Culinária Camponesa), Camarão com Crosta de Aviú (do Tambaqui no Ponto), Jerketarê (do Mix Steak Bar) e Casquinha de Caranguejo (do Monique Bar), Farofa de Camarão (do Saidera Videokê).

Retornando ao concurso estão os petiscos Bolinho de Arroz de Bacalhau da Vó Kelé (Calçada Alta) e o Kibe de Peixe (Flutuante Peixe Boi).

Participante desde a segunda edição do “Comida di Buteco”, o bar Calçada Alta, situado à rua Costa Azevedo, Centro, tem desenvolvido novos petiscos e estimulando cada vez mais a criação de comidas que agradam o paladar do público.

“Estamos desde 2012 concorrendo nesta disputa, quando fomos selecionados. A partir disso, sempre tentamos criar novos tira-gostos que façam nossos clientes pedir mais. O nosso parâmetro é esse. Nesse ano estamos com o Bolinho de Arroz de Bacalhau da Vó Kelé, que consiste em um arroz frito no azeite com bacalhau e salsa. Nossos clientes têm pedido muito e isso é muito satisfatório”, disse Carlos Marcos, proprietário do Calçada Alta.

Como critério de avaliação, os integrantes do concurso são examinados pelo tira-gosto, atendimento, higiene e temperatura da bebida (desde a água até os drinks e cervejas ofertados no local). A avaliação parte do próprio público que frequenta os botecos, mas também de jurados do meio gastronômico, especializado e da imprensa. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

O vencedor local concorre a uma etapa no evento nacional, disputando assim ao título de melhor “buteco” do Brasil. O evento busca apresentar os botecos participantes que são administrados pelos próprios donos sem parceria com redes ou franquias.

Mais informações no link htt://www.comidadibuteco.com.br.

Texto: Divulgação / Manauscult

Fotos: Divulgação / Comida Di Buteco