Pessoas em situação de rua participam de festa junina

Em clima de arraial, o Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), administrado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), realizou nesta sexta-feira, 30/6, o “Arraiá do POP”, na Rua Silva Ramos, 132, Centro.

Aproximadamente 100 pessoas em situação de rua participaram da confraternização junina, que teve como objetivo a integração dos usuários do centro, por meio, de festas que resgatam tradições folclóricas fazendo com que possam se sentir aceitos pela sociedade.

Para o coordenador do Centro Pop, Rozinaldo Furtado, eventos integradores como esse trabalham o respeito, diversidade, igualdade de gênero e a fraternidade entre todos. “Eles socializam entre si e com a equipe técnica da Semmasdh, vivem o momento e saem felizes por se sentirem aceitos”, observou.

O evento junino contou com brincadeiras, quadrilhas, comidas típicas e muita animação dos usuários que utilizam diariamente o espaço da Prefeitura de Manaus para higiene pessoal, alimentação (Café e Almoço) e guarda pertences.

A usuária do Centro POP, Mary Jane, escolheu suas próprias roupas e o melhor penteado para dançar quadrilha para o público presente. “Hoje é um dia muito especial para mim, pois me sinto aceita na sociedade. Os profissionais do Centro POP me ajudaram a tirar minha documentação e eu consegui sair das ruas e entrar no mercado de trabalho”, relatou.

Serviço

O Centro POP é um serviço especializado para a população em situação de rua, com funcionamento em unidade especifica que se destina a acolhida de pessoas adultas, idosos e pessoas com deficiência que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

O espaço visa assegurar atendimento e atividades para o desenvolvimento de sociabilidade, fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares, bem como, construção de novos projetos de vida desses usuários.

Texto: Ianca Beatriz

Foto: Divulgação / Semmasdh

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616