Prefeitura implanta mais duas faixas de pedestres com iluminação a LED

Mais duas faixas de pedestres com iluminação a LED foram implantadas pela Prefeitura de Manaus em trechos de grande circulação de veículos e pedestres. As unidades foram instaladas na avenida Rodrigo Otávio, próximo ao Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), e outra na avenida Tefé com Rodrigo Otávio, próxima ao posto Shell. No total, já foram instaladas 41 faixas iluminadas na cidade.

Pedestres podem atravessar com mais segurança com mais duas faixas iluminadas a LED

A implantação é feita por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe) e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). As instalações seguem cronogramas estabelecidos entre a equipe técnica da Unidade Gestora de Projetos de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), unidade vinculada à Semppe e o IMMU.

As vias com faixas de pedestres iluminadas a LED também recebem a revitalização da sinalização de trânsito implantada pelo IMMU, com sinalização horizontal e vertical, com o objetivo de oferecer segurança para o pedestre e condutor que utilizam essas vias.

“O projeto de implantação de faixas com iluminação a LED foi inovador para a cidade, com resultados significantes para aumentar a segurança de pedestres, seguindo orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto em viabilizar projetos que possam gerar mais qualidade de vida para as pessoas e as faixas iluminadas têm garantido mais segurança para os pedestres nessas áreas”, frisou a secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves.

Já foram contempladas as avenidas Desembargador João Machado, próximo ao restaurante La Parilla; Mário Ypiranga, na rotatória do Eldorado; Autaz Mirim, em frente ao Rapidão Cometa; Getúlio Vargas, esquina com Ramos Ferreira e 10 de Julho; Ramos Ferreira, em frente ao Instituto de Educação do Amazonas (IEA); Djalma Batista, em frente ao Plaza Shopping; Coronel Teixeira, em frente à Igreja da Restauração, entre outras áreas da cidade.

“Seguindo a orientação do prefeito Arthur estamos sempre buscando mais segurança no trânsito. A parceria com a Semppe é uma das mais exitosas para conquistar a redução de acidentes nas vias da cidade. Graças à ampliação das faixas iluminadas podemos destacar a redução de até 100% nos casos de atropelamento em áreas que, antes, apontavam essas ocorrências. Além de proporcionar mais iluminação nas vias, os condutores podem ver os pedestres e reduzir as chances de acidentes”, informou o vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) Gestão de Trânsito, Franklin Pinto.

O aposentado Azamor Barros, 69, mora em frente a uma faixa iluminada recém-implantada no Japiim e avaliou a iniciativa como um presente, para ele que está completando idade neste sábado e para a comunidade que utiliza bastante a faixa no local e que, agora com a iluminação, terá mais segurança na travessia. “Esse é um projeto que vai beneficiar bastante a gente, principalmente nessa área que tem um tráfego de pessoas muito grande e, de vez em quando, tinha acidente. Isso é bom porque vai se tornar útil para a população”, disse.

Aplicativo e 0800

Para solicitar serviços de iluminação, os usuários podem acessar o aplicativo “Manaus+Luz”, disponível gratuitamente nas lojas de apps, em que é necessário realizar um cadastro inicial com nome, número do CPF e e-mail.

O registro da solicitação para serviço de iluminação, que pode ser lâmpada apagada, lâmpada acesa durante o dia e lâmpada oscilando, será executado com base na localização do problema. Os protocolos abertos pelos usuários podem ser acompanhados pelo aplicativo e cada solicitação tem um prazo de até 48 horas para ser executada.

Também está disponível o 0800 201 0001, em funcionamento 24 horas, para solicitações sobre iluminação pública.

Texto – Lívia Nadjanara / Semppe

Fotos – Divulgação / Semppe