Notícias

Crianças, adolescentes e idosos participam do Pedágio Ambiental no bairro Crespo

Mais um Pedágio Ambiental, realizado pela Prefeitura de Manaus, aconteceu na cidade. Desta vez, no bairro Crespo, zona Sul da cidade. Crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Luz e Vida: Missão Amazônia, além de idosos do bairro, se integraram à distribuição de mudas na manhã desta quarta-feira, 7/11, na avenida Manaus 2000, bairro Crespo, zona Sul.

 

07.11.18 Pedágio Ambiental atrai crianças, adolescentes e idoso no Crespo.

 

Esta é a 13ª edição do Pedágio Ambiental, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com o objetivo de incentivar o plantio de árvores e de espécies ornamentais, por meio da doação de mudas à população.

 

O Pedágio Ambiental já distribuiu 8,4 mil mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais, desde o início do projeto (agosto deste ano) até agora. A cada semana, a iniciativa vem atraindo um número maior de crianças, adolescentes e idosos, dispostos a participar da mobilização em favor da arborização.

 

“Ao pegar uma muda e levar para casa, as crianças se engajam à causa da arborização e acabam se tornando multiplicadores de informações ambientais em casa, na escola e na comunidade onde residem”, afirmou a coordenadora do Luz e Vida, Renilda Tavares dos Santos.

 

A distribuição de mudas agradou também os moradores mais antigos do bairro, a exemplo de Nazaré Marques, 62, que cuida dos jardins públicos implantados desde a época da revitalização da área pelo Prosamim. “Tiro o lixo do jardim e procuro sempre manter as plantinhas molhadas, principalmente nesse período de verão intenso”, disse Nazaré, que tratou de plantar as mudas logo após a doação.

 

Durante o mês de novembro, as doações continuarão em bairros da zona Sul. Após o Crespo, as ações serão na Japiinlândia, Cachoeirinha e Educandos. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, a maior contribuição do Pedágio Ambiental está, exatamente, no fato de fazer com que as pessoas que recebem as mudas se sintam comprometidas em cuidar do patrimônio verde da cidade.

 

“É gratificante ver o exemplo de pessoas que tomam pra si a responsabilidade de plantar e cuidar, e o Pedágio Ambiental, idealizado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, como forma de ampliar os índices de distribuição de mudas na cidade, traz essa possibilidade ao atingir todos os públicos, incentivando crianças, adolescentes, idosos a participarem das ações de Educação Ambiental”, destacou o secretário Antonio Nelson.

 

Além da distribuição de mudas, o Pedágio mobiliza também os moradores contra as queimadas. Material informativo sobre os malefícios causados pela fumaça e orientações como denunciar foram repassadas aos participantes. “O público presente tem uma consciência ambiental elevada, o que nos deixa bastante otimistas em continuar realizando o trabalho de sensibilização nas comunidades. É um processo demorado, mas gratificante ao percebermos que um dia essas ações farão toda a diferença”, enfatizou o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo.

 

Fotos: Arlesson Sicsu/Semmas

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmviSkNs

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse