Notícias

Peças do Pavilhão Universal começarão a ser restauradas

Novos ares de restauro, urbanismo e de resgate da história de Manaus podem ser conferidos na paisagem do centro da capital com o programa “Manaus Histórica”, que integram o pacote obras planejado pela Prefeitura de Manaus em homenagem aos 350 anos da cidade. Uma delas é o Pavilhão Universal, um elemento clássico arquitetônico, instalado na praça Tenreiro Aranha, que está em processo de desmontagem para restauro das peças.

 

 

A obra foi licitada pelo Instituto de Planejamento Urbano (Implurb) e está orçada em R$ 1.083.992,62. Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, as obras que integravam o PAC Cidades Históricas, do governo federal, foram assumidas pela administração direta, uma vez que a liberação dos recursos estava atrasando o andamento do projeto.

 

“O centro de Manaus tem um simbolismo muito grande para a nossa gestão, porque é o local onde a cidade começou e remete à nossa origem. Além de valorizar nossa história, a requalificação do centro também fortalece o potencial de Manaus como ‘Meca do turismo’”, disse o prefeito.

 

Após desmontagem e restauro das peças, o Pavilhão Universal sairá da Tenreiro Aranha para ser alocado na praça Adalberto Vale. Concluído e pronto, o espaço funcionará como Centro de Atendimento ao Turista (CAT). A previsão é que as obras sejam finalizadas em dezembro de 2019. Vale destacar que todo o projeto teve aprovação junto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan).

 

Foto – Divulgação / Implurb

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse