Passo a Paço 2018 tem estreia de estudantes e novos chefs com misturas de temperos e sabores

A 5ª edição do evento Passo a Paço terá cores e sabores que pertencem à culinária árabe e indiana entre as opções de pratos disponíveis na feira gastronômica, que acontece nos dias 1 e 2/9, no Centro Histórico de Manaus. A proposta diferenciada será levada por dois profissionais inscritos na categoria Novos Chefs que, juntos com outros 30 chefs, integrarão a feira.

Passo a Paço 2018 - Novos Chefs

Amazonense e apaixonada pela culinária indiana, a recém-formada em Tecnologia em Gastronomia, Maria Emília, explica que sua paixão pelos pratos indianos surgiu após tantas idas à Índia, ao visitar os familiares do seu marido com quem é casada há 28 anos e, desde então, sempre cozinhou exclusivamente para a família. Somente há cinco meses começou a produzir as iguarias de forma comercial ao público.

“Depois que chegamos da nossa última viagem à Índia, decidi trazer ao público as delícias que experimentei e amei. Vou levar pratos que podem ser feitos com uma diversidade de cores, aromas e sabores utilizando verduras e legumes com temperos indianos”, disse a profissional que tem como objetivo divulgar, por meio da culinária, a diversidade de um país que possui uma cultura milenar.

No cardápio da chef constam dois pratos principais: um prato vegetariano chamado ‘chole masala’, composto por grão de bico cozido e temperado, com dois chapati (pães indianos) assados na chapa; e um não vegetariano chamado de ‘Butter Chicken’, composto por frango temperado cozido com manteiga.

Outra opção para agradar o público no evento será a culinária árabe. O chef Saleh Said, filho de palestinos, criado na cidade de Santana do Livramento — fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai —, conta sobre a expectativa em participar do Passo a Paço com seu projeto ‘Pão do Salim’, que nasceu há pouco mais de um ano.

“É uma experiência única, porque se trata de um evento de grande porte, um dos maiores do Brasil e o maior da região Norte e, também, porque sou novo na área da culinária. Então, ter essa oportunidade, de estar entre os melhores chefs de Manaus, será gratificante pra mim. Principalmente por poder mostrar a nossa marca que é o Pão do Salim”, contou.

No Passo a Paço, Said levará o “sanduíche de falafel”, que é um bolinho de grão de bico com pasta de homus; saladas e molho de tahine, que é uma pasta de gergelim, além de kibe assado com recheio de tucumã e queijo coalho.

Novos chefs

Vinte e sete alunos do segundo período do curso Tecnológico em Gastronomia do Centro Universitário Fametro estarão, pela primeira vez, em uma feira gastronômica. Os alunos vão se dividir em quatro equipes, sendo que duas atuarão no preparo e a segunda participará no dia do evento.

Segundo a coordenadora do curso, Márcia Regina, esta é uma turma formada por jovens que estão na expectativa de adquirir experiência e produzir um prato gastronômico com qualidade e que agrade o público.

“Academicamente, essa experiência é inigualável, porque eles terão a oportunidade de levar o que aprenderam em sala de aula para a prática na rua. Com isso, eles terão noção de custo, gestão de pessoas e também poderão se apresentar como profissionais ao público”, comentou, falando também sobre a ansiedade e alegria de todos.

Os alunos irão ofertar um cardápio bem criativo. Entre as guloseimas estão pudim de tapioca ‘moça bonita’, ‘Lampião na brasa’, combinando de carne de sol na brasa, bolinho de macaxeira, salada de feijão e farofa; e ‘Avechado’, sanduíche de carne desfiada com molho picante.

Passo a Paço

Em sua quinta edição, o projeto de ocupação artística do Centro Histórico de Manaus, Passo a Paço, consolida-se como o Festival de Artes Integradas da Amazônia, promovendo o encontro de variadas expressões e linguagens artístico-culturais, nacionais e locais, no berço histórico da capital amazonense.

A edição 2018 acontece nos dias 1º e 2 de setembro, com shows de Elza Soares; Projota; O Grande Encontro, com Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo; Iza e Tropkillaz, no cenário musical; do ator Caio Blat com o espetáculo “Grande Sertão Veredas”, adaptação do texto de Guimarães Rosa, no Les Artistes Café Teatro; e a presença da chefe Bela Gil, além de shows de mais de 25 artistas locais.

Texto: Milena Soares / Manauscult

Fotos: David Batista /  Divulgação