Parque Ponte dos Bilhares abre quadras para treino de equipe cadeirante de basquete

trainobasqcadir (2)

O Parque Ponte dos Bilhares abre espaço nas suas quadras para os treinos regulares da equipe de basquete em cadeira de rodas Tigres do Norte, formada por 20 atletas. Os treinos acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, entre as 18h e as 21h. A equipe foi formada há apenas seis meses e vinha utilizando a quadra esportiva do Conjunto Viver Melhor, que não oferecia as condições adequadas para os jogos.

“O parque oferece as condições ideais, com as dimensões da quadra e as tabelas instaladas e para o público que frequenta o espaço já é referência para a prática de esportes”, explica o administrador do parque, Paulo Victor.  Com isso, o parque passa a contar com mais uma modalidade esportiva, com o basquete juntando-se ao futsal, treino funcional, aulas de zumba, pista de skate, academia ao ar livre, ciclismo e patinação.

Além do trabalho de inclusão social, que visa estimular o cadeirante a praticar esportes inclusivos, a iniciativa pretende dar visibilidade à equipe, que busca apoio para se profissionalizar e participar de campeonatos estaduais e nacionais. “Esporte é qualidade de vida, praticar uma atividade como essa é ganho para a nossa saúde, mas precisamos de apoio, principalmente com relação à manutenção das cadeiras de roda especiais”, lembra Manoel Erivelton Pereira de Oliveira, 40, um dos integrantes do grupo, que é remanescente da equipe Gaviões do Norte, a primeira de basquete em cadeira de rodas do Estado.

Depois dois anos sem jogar, ele e alguns ex-integrantes do Gaviões do Norte, primeira equipe de basquete em cadeiras de rodas do Estado, resolveram começar de novo, agregando novos atletas e pegando firme nos treinos. “Visamos agora a Copa Amazonas e o Campeonato Norte e Nordeste, que pode nos garantir o acesso ao Campeonato Brasileiro, em junho deste ano”, afirma.

O Parque Municipal dos Bilhares é gerido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Fotos: Arlesson Sicsu