Notícias

Novo parque da Juventude levará mais qualidade de vida aos moradores de Flores

A construção do parque da Juventude na área verde do conjunto residencial dos Sargentos e Subtenentes, no bairro de Flores, zona Centro-Sul, já alcançou 35% das obras. Além de oferecer mais qualidade de vida à população, o projeto da Prefeitura de Manaus também colabora com a preservação de espaços verdes antes degradados.

17.05.19. construção do parque da juventude;

 

Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, os parques da Juventude representam muito bem o conceito de ecologia sustentável, porque vão além do cuidado com o meio ambiente e pensam na relação do ser humano com o meio em que vivem. “Áreas verdes antes degradadas e que, muitas vezes, serviam para a criminalidade, hoje, estão sendo recuperadas com o reflorestamento, ao mesmo tempo em que se pensa na implantação de aparelhos para o lazer da comunidade”, destacou o prefeito de Manaus.

 

O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) para dotar a área de equipamentos públicos como pista de caminhada, academia ao ar livre, iluminação e paisagismo, promovendo a manutenção das funções ambientais da área protegida.

 

“Esse projeto reúne a comunidade, a iniciativa privada e o poder público, caminhando juntos. É determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto dar uma nova cara aos espaços públicos e é o que estamos fazendo com mais esse parque da Juventude”, ressaltou a secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves.

 

A obra é de responsabilidade da empresa Malbec Empreendimentos Imobiliários Ltda. (Morar Mais), por meio de uma medida compensatória, firmada em conjunto com a Semmas e Semppe. A execução começou pelo plano de pavimentação dos passeios públicos e as próximas etapas são o plano geral de iluminação da área, implantação da academia ao ar livre, mesas e bancos de praça, reforma do espaço utilizado para atividades de esporte e lazer com cobertura e estrutura metálica, piso de concreto e construção de palco para apresentações, além de recuperação ambiental com o plantio de mudas de árvores nativas e paisagismo.

 

O secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacou que a estratégia de integração entre as secretarias municipais e as parcerias público-privadas vem permitindo atender demandas sociais importantes de moradores, a exemplo do conjunto Sargentos e Subtenentes. “Os moradores assumem a responsabilidade pela defesa das áreas verdes e a partir das intervenções realizadas passam a valorizar e cuidar mais dos seus espaços protegidos”, avaliou.

 

Visita técnica

 

Nesta sexta-feira, 17/5, uma visita técnica foi realizada para averiguar o andamento das obras. Participaram da vistoria, a subsecretária da Semppe, Amanda Rocha, o coordenador da UGPM Energia, Luiz Augusto Carvalho, a diretora de Projetos da Semppe, arquiteta e engenheira civil Taline Kniphoff, além do empresário Paulo Avelino Neto.

 

A previsão de entrega da obra é de 90 dias. São mais de 1.900 metros quadrados de área que, após a entrega da obra, serão mantidos pela Associação de Moradores do Conjunto Residencial Subtenentes e Sargentos pelos próximos cinco anos, como determina o Termo de Adoção de Espaços Públicos.

 

Texto – Lívia Nadjanara / Semppe

Fotos – Marinho Ramos / Semcom

 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmBhWjWp

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse