Parque do Idoso terá novos espaços de convivência com obras de revitalização

O Parque Municipal do Idoso, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, vai ganhar obras de revitalização, novos espaços de convivência e projeto de paisagismo. A assinatura da ordem de serviço foi feita na manhã desta terça-feira, 23/4, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e as obras devem ser concluídas em 60 dias.

23.04.19. Revitalização do Parque do Idoso

“Teremos pistas de caminhada, duas novas áreas de convivência com pergolado. Vamos dar uma geral no parque, que é tão útil e que atende milhares de idosos com seus vários serviços e programas”, destacou o prefeito Arthur Neto. “Os transtornos serão mínimos, manteremos o parque funcionando e as pessoas vão acompanhando as melhorias que estaremos fazendo para a vida delas”, completou.

Instalado em uma área de 54 mil metros quadrados e 11 mil metros quadrados de área construída, o Parque do Idoso recebe, em média, três mil pessoas por dia, entre os idosos usuários das políticas públicas para a terceira idade, visitantes e pessoas que utilizam suas áreas para a prática de esportes ao ar livre. Atualmente, cinco mil idosos são usuários do parque, gerido pela Fundação Municipal de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT).

O projeto de revitalização está orçado em R$ 92,8 mil e os recursos são oriundos de emenda parlamentar do ano de 2016, do então vereador Sildomar Abtibol. As obras serão executadas em parceria pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Infraestrutura (Seminf) para ampliar as áreas de convivência já existentes no parque, visando primordialmente o bem-estar do público da terceira idade que frequenta o local, que ganhará novos equipamentos públicos, obras de pavimentação e melhoria da acessibilidade, iluminação, pintura, arborização e paisagismo.

Ao todo, 78 novas árvores serão plantadas pelo programa “Ornamenta Manaus”, assim como a implantação de jardins. O programa é uma iniciativa da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, que tem mudado a paisagem de praças, parques e outras áreas públicas da capital.

“A parte de paisagismo e jardinagem, dentro da obra, faz parte do ‘Ornamenta Manaus’, que é um grupo de trabalho criado pela primeira-dama Elisabeth Valeiko. A intenção é recuperar o paisagismo na cidade e criar novas áreas com projetos de ajardinamento”, explicou o secretário da Semmas, Antonio Nelson Júnior.

Política pública

A Fundação Doutor Thomas é responsável pelas ações estratégicas que visam garantir os direitos sociais da população idosa e atua com base no pilar dos programas de Longa Permanência, que presta assistência em caráter asilar à pessoa idosa em risco social; Atendimento Domiciliar ao Idoso (Padi), que realiza visitas domiciliares com uma equipe multiprofissional; e o Programa Conviver, que norteia as atividades do Parque Municipal do Idoso.

Texto: Jacira Oliveira / Semcom

Fotos: Márcio James / Semcom