Notícias

Frequentadores do parque do Idoso recebem aulas de ioga

A Prefeitura de Manaus deu início nesta terça-feira, 8/10, ao curso “Ioga para a Terceira Idade”, voltado aos idosos que frequentam o Parque Municipal do Idoso (PMI), na zona Centro-Sul. As aulas seguem até o dia 29, e os participantes receberão certificação de 24 horas.

 

 

O curso é coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com a Fundação Doutor Thomas (FDT), e tem por finalidade proporcionar uma melhor qualidade de vida aos frequentadores do espaço.

 

A ação faz parte do Programa de Formação do Cuidador e Atenção ao Idoso da Espi/Semad, que desenvolve ações pedagógicas no âmbito municipal, proporcionando novas possibilidades de socialização e aprendizado à pessoa da terceira idade. “A capacitação é uma oportunidade para que os idosos busquem praticar ainda mais atividades que ofereçam qualidade de vida, ajudando na autoestima, estimulando o aprendizado, diminuindo os níveis de ansiedade e estresse”, frisou a diretora-geral da Espi/Semad, Stela Cyrino.

 

Participante do curso, a aposentada Eny Fonseca, 73, diz que pratica ioga há 13 anos. “Sinto um bem-estar, todas as minhas preocupações desaparecem quando estou aqui, não penso mais em nada, somente no bem que estou fazendo para minha saúde”, afirmou Eny.

 

De acordo com a gerente de atividades físicas do PMI, Ana Beatrice, o curso direcionado à terceira idade permite novas possibilidades e perspectivas para os participantes. “A ioga, por ser um exercício integrativo entre corpo e mente, traz muitos benefícios para a população que está envelhecendo, pois, além de promover a sensação do bem-estar físico e mental, melhora a qualidade de vida”, destacou.

 

Ainda de acordo com Ana Beatrice, a prática da ioga possibilita muitos benefícios, entre eles o fortalecimento dos músculos, diminui a pressão arterial, melhora o funcionamento pulmonar, diminui o estresse, melhora a concentração, aumenta o conhecimento corporal e blinda o sistema imunológico.

_ _ _

Texto – Elidiane Santos / Semad

Foto – Elidiane Santos / Semad

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse