Notícias

Parque do Mindu terá quarta edição do Dia D contra os Resíduos Sólidos

O Parque Municipal do Mindu será palco de mais uma ação de sensibilização e voluntariado realizada pela Prefeitura de Manaus em parceria com a empresa Keihin da Amazônia. Será a quarta edição do “Dia D – Todos Contra os Resíduos Sólidos”, que acontecerá no próximo dia 28/10, a partir das 9h, reunindo voluntários de diversas instituições com a finalidade de promover um grande mutirão de limpeza das margens do Igarapé do Mindu, no trecho que corta o parque.

 

A ação integra o Programa de Gerenciamento de Resíduos Flutuantes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), gestora do Parque. Além dos colaboradores da Keihin, participarão alunos e professores de instituições de ensino, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Estácio do Amazonas, Fametro, Nilton Lins e Uninorte.

 

O parque recebe toneladas de resíduos que são trazidas pelo curso d’água, resultado da ação do homem, que descarta irregularmente seus resíduos nas ruas e igarapés da cidade. Arrastados pelas chuvas, esses resíduos acabam sendo carreados para o curso d’água principal. Segundo o secretário da Semmsas, Antonio Nelson de Oliveira Junior, os parques e unidades de conservação da Prefeitura de Manaus estão sempre abertos para as parcerias que estimulem as ações de voluntariado e conscientização ambiental.

 

“Lamentavelmente, todos os anos a situação se repete com toneladas de resíduos acumuladas nas bordas do igarapé, dentro do Parque do Mindu, expondo essa dura realidade ainda vigente na nossa cidade, mas é importante ver que o número de participantes aumenta a cada ano”, afirma o secretário.

 

A iniciativa contará com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), que fornecerá as bags para a colocação dos resíduos coletados e fará a destinação dos mesmos. O gestor do parque, José Feitoza, explica que a ação funciona como um momento de reflexão para quem participa.

 

“Nosso desafio maior é mudar comportamentos a partir da experiência de ver o quanto a ação do próprio homem pode ser danosa para a natureza”, afirma. A estimativa do gestor é de que mais de 1.000 pessoas participem da ação.

 

As edições anteriores ocorreram em 2013, 2015 e 2016, a partir do início da gestão do prefeito Arthur Virgílio. Periodicamente a prefeitura realiza a limpeza do trecho do igarapé do Mindu que fica dentro do Parque e o Dia D tem caráter didático para os alunos das instituições de ensino com os quais a Semmas mantém firmados termos de cooperação.

 

A Keihin Tecnologia é uma empresa multinacional japonesa, fabricante de peças para o mercado de motocicletas e automóveis. No Brasil começou suas atividades em 2000. Atualmente a empresa conta com um quadro de 293 colaboradores e tem como foco a preocupação com o meio ambiente, produzindo peças ecologicamente corretas e realizando ações socioambientais.

 

Fotos: Divulgação /  Semmas /  arquivos

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm9ucPko

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) 3236-6684

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse