Parque da Juventude do Parque Dez começa a receber trabalhos de arborização

A Prefeitura de Manaus deu início na manhã desta quinta-feira, 2, ao trabalho de arborização do Parque da Juventude Titio Barbosa, situado na área verde do Conjunto Castelo Branco, no Parque Dez, Zona Centro-Sul. O plantio começou com a arborização de todo o entorno da pista de caminhada que integra as obras de infraestrutura realizadas no local. Ao todo, foram plantadas 159 mudas da espécie pau-pretinho, que proporcionará sombreamento e conforto térmico para os caminhantes ao longo dos 780 metros lineares da pista.

O trabalho, feito pelo Programa Arboriza Manaus, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), será concluído até março. De acordo com a diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rosemary Bianco, as intervenções de plantio na área terão três etapas: arborização dos passeios públicos, jardinagem e, por fim, o reflorestamento de um trecho maior da área verde com espécies florestais e frutíferas.

O parque vai beneficiar as comunidades do Bairro da União e do Conjunto Castelo Branco 2. Este será o quarto parque da juventude inaugurado a partir da revitalização de áreas verdes mapeadas pela Prefeitura de Manaus. O local contará com pista de caminhada, academia ao ar livre, pista de skate, playground, mesas de jogos e iluminação de led, cuja instalação já foi concluída pela Unidade Gestora Municipal de Projetos de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia).

A iniciativa atende a um anseio antigo das duas comunidades, que temiam pela segurança dos moradores e pelo risco iminente de invasão no local. Com um total de 9.916 metros quadrados, a área vinha sendo utilizada por marginais e não possuía iluminação. A obra será custeada por meio de medida compensatória.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-6684