Parcerias viabilizam mais de 600 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

A Prefeitura de Manaus firmou nesta terça-feira, 13/8, duas parcerias para a oferta de 680 vagas gratuitas em cursos nas áreas de indústria e empreendedorismo. Os Termos de Cooperação Técnica foram assinados pelo secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Marco Pessoa; a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio; e pelos representantes das instituições Marinho Comércio Exterior e Uni Saber Mais, na sala de reunião do gabinete do prefeito, na sede da prefeitura, Compensa, zona Oeste.

13.08.2019 Parcerias - Prefeitura assina termos de cooperação técnica para 680 vagas de curso de capacitação

Os cursos fazem parte do programa “Manaus Mais Empreendedora”, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), que tem como missão disseminar e promover políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda, desenvolvimento social e econômico.

Representando o prefeito Arthur Virgílio Neto, a secretária Conceição Sampaio destacou o trabalho do município no incentivo ao empreendedorismo, assim como nas inúmeras parcerias que resultam em cursos de qualificação e que ajudam pessoas a entrarem ou se recolocarem no mercado de trabalho.

“Nós queremos, em nome do prefeito Arthur Neto, agradecer as parcerias e o trabalho da Semtepi. Precisamos criar possibilidades de geração de renda e melhorar o mercado de trabalho por meio da capacitação e qualificação. É isso que a Prefeitura de Manaus vem fazendo. Além de preparar a cidade para a indústria 4.0, Manaus é, sem dúvida, a capital brasileira que mais tem trazido esse tema ao debate”, disse Conceição.

A instituição Marinho Comércio Exterior é responsável pelas 440 vagas direcionadas aos cursos de Empreendedorismo. Já a Uni Saber Mais vai ministrar os cursos da área industrial, disponibilizando 240 vagas gratuitas.

“Nós estamos gerando essa oportunidade com a Semtepi, para mostrar o empreendedorismo não só como necessidade, mas como futuro. Empreender é o caminho”, declarou Yanca Linhares, representante da Marinho Comércio Exterior.

Inscrições

O secretário da Semtepi, Marco Pessoa, explicou que os interessados em efetivar a inscrição devem comparecer à Galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, 82, Centro, nos dias 14 e 15/8, quarta e quinta-feira, respectivamente, de 8h às 12h, com a ficha técnica de inscrição e a declaração de renda (disponíveis no edital) e o currículo atualizado.

“Graças a essas parcerias podemos ofertar vagas de cursos não só na área de empreendedorismo, como agora na área da indústria. Quem quiser participar basta entrar no nosso site, baixar o edital, ler o regulamento, escolher o curso desejado e fazer sua inscrição, a partir desta quarta-feira. É tudo gratuito”, explicou Pessoa.

O público-alvo dos cursos da área industrial são os trabalhadores a partir de 18 anos, com ensino médio completo e que estejam cadastrados no Sine Manaus. Para os cursos de empreendedorismo, um dos pré-requisitos é ser empreendedor, potencial empreendedor ou microempreendedor individual a partir de 18 anos.

O candidato poderá optar por mais de um curso dentro da área de empreendedorismo. Já na área industrial, a inscrição é para apenas um curso. É importante ressaltar também que a inscrição não garante a vaga e poderá ser encerrada, caso a quantidade de inscritos em um dos cursos passe do dobro de vagas disponíveis.

A divulgação do resultado será feita na próxima sexta-feira, 16, a partir das 17h, no site da Semtepi (https://semtepi.manaus.am.gov.br/). Os selecionados deverão levar documentação solicitada no edital: RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade (original e cópia), no primeiro dia de aula do curso em que foram selecionados.

Cursos e período de realização

EIXO INDÚSTRIA

TBO – Treinamento Básico Operacional (Turma I) – 40 vagas