Parceria oferece 430 vagas em cursos da área industrial

Ao dar continuidade à política de qualificação profissional para quem busca inserção ou pretende voltar ao mercado de trabalho, a Prefeitura de Manaus firmou na tarde desta quinta-feira, 29/8, mais uma parceria para oferecer 430 vagas em cursos na área da indústria, com o Instituto de Educação Professor Marchelli de Almeida Crispim (Iemac). A solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica ocorreu na sala de reunião do gabinete do prefeito, na sede da prefeitura, Compensa, zona Oeste.

29.08.19 Acordo de cooperação para oferta de 430 vagas de cursos na área da indústria

Durante a cerimônia de assinatura do acordo, a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, destacou o trabalho da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), na área de qualificação e incentivo ao empreendedorismo.

”A Prefeitura de Manaus já ajudou a capacitar mais de 6 mil pessoas, e são essas parcerias que o prefeito Arthur Virgílio Neto vem buscando para qualificar ainda mais a população. O Polo Industrial de Manaus, o PIM, precisa exatamente dessa capacitação, para fazer com que não só o nosso produto seja competitivo, mas que os trabalhadores estejam preparados para a atuação no mercado”, enfatizou Conceição.

Ainda de acordo com Sampaio, os cursos representam oportunidades reais para quem realmente precisa, uma vez que são gratuitos e oferecem a possibilidade de aumentar a capacidade de empregabilidade de quem busca uma vaga.

O edital será disponibilizado no site da Semtepi, a partir deste sábado, 31, e os interessados em efetivar a inscrição devem comparecer ao posto do Sine Manaus, localizado na avenida Constantino Nery, 1.272, bairro São Geraldo, na próxima terça-feira, 3/9, e no posto situado no shopping Phelippe Daou, na quarta-feira, 4, respectivamente, de 8h às 12h, com a ficha técnica de inscrição, a declaração de renda (disponíveis no edital) e o currículo atualizado.

Os cursos fazem parte do programa “Manaus Mais Empreendedora”, que tem como missão disseminar e promover políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda, desenvolvimento social e econômico.

“Nós queremos atingir todas as zonas de Manaus, por isso as inscrições foram divididas para os dois postos do Sine Manaus, zona Centro-Sul e zona Leste. O público-alvo são os jovens a partir de 18 anos de idade, com ensino médio completo e trabalhadores que estejam cadastrados no Sine Manaus”, informou o titular da Semtepi, Marco Pessoa.

O candidato poderá se inscrever em apenas um curso. Para inscrição nos cursos de Excel, é preciso comprovar que realizou o curso de Informática Básica. É importante ressaltar, também, que a inscrição não garante a vaga e, caso a quantidade de inscritos em um dos cursos passe do dobro de vagas disponíveis, a inscrição poderá ser encerrada.

Para o diretor do Iemac, Marchelli de Almeida Crispim, a parceria é muito importante para todos. “Esses são cursos estratégicos que vão atender a demanda do Polo Industrial de Manaus. O Iemac já tem esse foco, que é qualificação industrial, então temos certeza que a população só tem a ganhar”, destacou.

A divulgação do resultado será feita no dia 11/9, a partir das 17h, no site da Semtepi (https://semtepi.manaus.am.gov.br/). Os selecionados deverão levar documentação solicitada no edital: RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade (original e cópia) no primeiro dia de aula do curso em que foram aprovados.

Cursos e período de realização

Inscrições – 3 de setembro

Treinamento de Instalações Elétricas Residenciais e Prediais (Turma I) – 40 vagas

Período de realização – 16 a 27/9, das 14h às 18h