Prefeitura realiza palestras sobre trânsito seguro para os militares

Um total de 108 militares do 1º Batalhão de Infantaria de Selva, 1º BIS, recebeu nesta quinta-feira, 17/5, orientações sobre trânsito seguro para motociclistas, como a correta utilização do capacete, os cuidados com a velocidade alta, as principais infrações e causas de acidentes. A atividade faz parte da sequência de palestras do Projeto “Condutor Consciente” e integra a agenda do Movimento “Maio Amarelo” realizado pela Prefeitura de Manaus.

Prefeitura realiza palestras sobre trânsito seguro para os militares

As palestras sobre trânsito foram divididas em quatro turmas e realizadas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), em parceria com o comando do batalhão, como parte do Programa de Prevenção de Acidentes com Motocicleta do Exército. Foram sorteadas camisas e distribuídas pastas com materiais educativos e bottons do programa “Vida no Trânsito”.

O comandante do 1º Batalhão de Infantaria de Selva, Tenente Coronel André Benzecry, afirmou que a responsabilidade com os subordinados e a preocupação na prevenção de acidentes é o motivo base da parceria. “O Programa de Prevenção de Acidentes com Motocicleta foi idealizado no Exército Brasileiro nos anos de 2007/2008”, informou.

“Eu adotei no 1º BIS Aeromóvel um programa com sistema de parceria, no sentido de levar aos nossos militares conhecimentos em relação à da manutenção da moto, à importância da utilização do capacete, da legislação de trânsito. Tudo isso é para conscientizar, prevenir e reduzir os acidentes de trânsito envolvendo motocicleta”, destacou o Coronel.

O educador e agente de trânsito Wenrisson Freitas orientou os participantes das palestras sobre normas de circulação, técnicas de direção defensiva, e alterações recentes da legislação de trânsito. “Nosso papel é trazer conscientização por meio da educação para atingir o objetivo de salvar vidas e reduzir os números de vítimas de trânsito”.

O subtenente André Luiz, 44, que é motociclista há três anos, aprovou a iniciativa. “É de suma importância esse tipo de ação educativa, tentando conscientizar os militares do batalhão para que se mantenham seguros quando saem em suas motos”, destacou.

A agenda do Maio Amarelo segue com programações para diversos públicos, órgãos e empresas, levando o tema “Nós Somos o Trânsito” para pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas.

Texto: Helton de Lima / Assessoria Manaustrans

Foto: Divulgação Manaustrans