Notícias

Palestra sobre controle do consumo é realizada com gestores

Técnicas e orientações para melhorias no controle do consumo de água, energia, telefonia e combustível nas secretarias da Prefeitura de Manaus foram tema de debate na palestra “O papel do gestor de contas públicas”, realizada nesta quarta-feira, 24/4, na sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

 

Palestra sobre controle do consumo é realizada com gestores

 

Coordenada pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), a ação contou com a presença de servidores municipais que atuam na função de gestores de contas públicas nas secretarias.

 

Conforme explica a subsecretária de Gestão de Processos da Semad, Ricarda Galvão, os contratos de água, energia, telefonia e combustível da Prefeitura de Manaus são geridos pela secretaria, por meio da Central de Serviços Compartilhados (CSC). “Cumprindo a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, definimos metas de consumo anuais e os gestores em cada secretaria contribuem de modo fundamental para a manutenção do consumo dentro do limite estipulado. Por isso, esse momento de capacitação é fundamental para aprimorar processos e ações”.

 

O subsecretário de Controle Interno da Semef, Arnaldo Flores, contribuiu para o debate, destacando as ações de controle interno da prefeitura realizadas ao longo do ano, com auditorias de acompanhamento de gestão e verificação da eficiência na despesa nas contas públicas.

 

“Este ano vamos intensificar ainda mais o acompanhamento, porque precisamos dar mais qualidade às nossas despesas, gerir os recursos públicos com mais eficiência. É uma maneira de economizar dinheiro para investir nas políticas públicas que os municípios tanto esperam da prefeitura”, esclarece o subsecretário.

 

A qualificação integra a programação anual da Espi/Semad no eixo de Qualidade e Eficiência na Gestão Pública, e foi ministrada pelo advogado e especialista em gestão financeira, contabilidade e auditoria Luiz Otávio da Silva, que também é analista do Tesouro estadual, lotada na Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz). “Essa troca de experiências é fundamental para o desenvolvimento de novas estratégias de gestão na área”, frisa o instrutor.

 

Compromisso

 

A Prefeitura de Manaus é pioneira na gestão centralizada de serviços comuns a todas as secretarias, com o objetivo de reduzir o gasto público e direcionar mais recursos para outras áreas, como educação, saúde e infraestrutura. Dessa forma, destaca a diretora do Departamento de Contas Públicas da Semad, Sônia Lira, ao estabelecer regra em cada órgão responsável pelo controle de consumo, é possível detectar com antecedência problemas que possam influir no consumo final. “Pequenas atitudes de controle podem fazer toda a diferença no total da conta, por isso é que essa função de gestor de contas públicas é fundamental para atingirmos bons resultados em economia”.

 

Participaram da palestra cerca de 50 servidores que atuam na função. Para a gestora de contas públicas da Casa Civil, Kátia Barbosa, a palestra foi esclarecedora e um espaço para compartilhar conhecimentos e dirimir dúvidas sobre gastos, procedimentos e processos. “Foi uma palestra muito rica, cheia de conceitos e conteúdos que precisamos mensurar e aplicar nos departamentos, conhecimentos que até sabemos, mas esquecemos de aplicar”, conta.

 

— — —

Texto: Hariele Quara / Semad

Foto: Louise Batista / Semad

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse