Palestra alerta pais sobre impacto da infrequência escolar no ensino e aprendizagem

Para combater o abandono escolar e trazer os pais para perto da escola, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Erick Vicente, no Jorge Teixeira, zona leste de Manaus e o Centro Municipal Sociopedagógico (Cemasp) Polo 3 realizaram, nesta terça-feira, 9/5, a palestra “Lugar de criança é na escola”.

A palestra, voltada para os responsáveis dos alunos, serve como forma preventiva para combater a infrequência estudantil. A intenção é mostrar como a família pode se envolver mais na vida escolar dos filhos. Questões como a necessidade de um estreitamento na relação entre escola e pais e a importância do desenvolvimento logo na infância foram levantadas pela psicóloga do Cemasp, Conceição Silva.

“Nós buscamos sensibilizar a família sobre a importância da criança estar na escola. Criança de Educação Infantil, de um modo muito particular. A infância é considerada a etapa primordial do nosso desenvolvimento porque a criança está descobrindo o mundo, tudo para ela é novidade e a criança, diferentemente do que muitos dizem, gosta de vir para a escola sim”, completou Conceição.

Nos casos de evasão escolar, o Cemasp é encarregado de conversar com as famílias sobre o que pode estar acontecendo. A assistente social do centro, Neiva Santos, explicou como eles atuam. “Nós fomos chamados pela diretora, Ana Lucia, para participar dessa palestra falando um pouco sobre essa questão da negligencia familiar. Chamar atenção das famílias para que essa criança não tenha seu direito violado”.

Marcia Garcia, 33, é a mãe de um dos quatro alunos que não possuem nenhuma falta até o momento. Ela fala sobre a importância da escola na vida do seu filho. “Isso tudo vai servir para o futuro dele, cada coisa que ele aprender. E isso eu tenho visto, porque quando ele chega da escola explica para gente o que a professora passou. Nós pais temos que nos colocar adiante para ver como o filho está se comportando na escola”, finaliza.

Texto:  Alexandre Abreu