Notícias

Pais e alunos de Cmei participam de encontro sobre educação financeira

“Não importa o quanto nós ganhamos e sim como nós vamos gastar esse dinheiro”. Esse é o principal ensinamento deixado pela educadora financeira Glauce Galúcio, que esteve nesta quinta-feira, 17/8, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Eva Gomes do Nascimento, localizado na rua Estrela de Davi, Novo Israel 1, Zona Norte, como parte do projeto “Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias“ da Sesame Workshop (Vila Sésamo), que trabalha com educação financeira para alunos e pais da rede municipal de ensino.

 

O encontro desta tarde foi o segundo realizado com pais e teve a finalidade de ensiná-los como planejar os gastos deles. No primeiro encontro, os pais listaram os sonhos que desejam realizar. Com esses dois encontros, a intenção é que, com os sonhos em vista, os familiares consigam se planejar economicamente para concretizá-los.

 

A atividade desta tarde é chamada de projeto de fortalecimento para a família. Ela visa ensinar as crianças, de 3 a 6 anos, e familiares a ter um objetivo, metas para alcançar objetivos de vida. A educadora Glauce explicou a dinâmica utilizada nesse segundo momento.

 

“Tivemos o momento de planejar. Os pais trouxeram seus sonhos pré-estabelecidos, como eles vão quantificar esses sonhos e como eles vão alcançar. Hoje, eles aprenderam a importância de nós pouparmos algumas coisas, de nos privarmos de alguma coisa, em prol de um sonho maior. Nós utilizamos aqui exemplos comuns do dia a dia, mostramos que nós podemos nos privar de algumas coisas em prol de um sonho maior, como uma viagem em família”, salientou.

 

O pai do aluno João Mizael, 5, Emanuel de Oliveira, contou que graças a esses encontros, ele acredita que tanto ele, quanto o filho se sentiram estimulados a sonhar alto e também realizar planejamento para os realizar. “Eu entrei numa faculdade e não conclui, apenas tranquei, faltam dois anos. Por falta desse planejamento meu, eu tranquei. Mas creio que eu vou me planejar mais e finalizar o meu sonho”, avaliou Emanuel.

 

O projeto também leva Educação Financeira para a sala de aula. As crianças do Cmei foram estimuladas a criar cofres e depositar dinheiro para aprender a importância de economizar. A gestora da unidade, Elissandra de Andrade, destacou pontos positivos dessa ação. “A criança já tem a noção de economia, planejamento, gastar, economizar para realizar o sonho. Saber que ela economizando, ela não desperdiçando, vai realizar o sonho junto com a família. Elas aprendem isso aqui e levam para o seio familiar”, pontuou.

 

Vila Sésamo

A iniciativa da Sesame Workshop (Vila Sésamo) leva o projeto “Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias“ para nove cidades do Brasil. Esse projeto age em colaboração com a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), instituída pelo decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010.

 

Em Manaus, 20 escolas de toda a rede municipal integram o projeto, que atende mais de 7 mil famílias em Manaus.

 

Texto: Alexandre Abreu/Semed

Fotos: Lton Santos/ Semed

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm1ouxjN

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse